A análise de dados comportamentais no marketing é uma tarefa que exige muita atenção. É preciso ter um checklist para avaliar o que realmente vai fazer diferença para o seu negócio. Sem isso, você vai apenas criar planilhas e mais planilhas e não conseguirá tirar do papel uma estratégia voltada para o seu cliente. A Go Biz resolveu te ajudar e preparar esse artigo para que você descubra a importância de usar os dados comportamentais a seu favor a partir de hoje.
Com a análise correta dos dados comportamentais a empresa consegue prever a ação dos seus clientes, propor melhorias no serviço prestado e até mesmo evitar gargalos. Isso porque, por meio da observação dos dados, é possível entender como o consumidor vê a empresa e qual o seu comportamento de compra.
Outro ponto positivo é o investimento certo. Afinal, já que será aplicado um recurso em marketing, que ele seja bem aproveitado, não é mesmo? Avaliar os dados permite que as campanhas sejam melhor direcionadas, com foco em pessoas que tenham o mesmo tipo de comportamento, logo, têm maior propensão em se identificar com o que você vende.
Dados comportamentais são as informações referente aos hábitos de compra de um cliente. Aqui é importante destacar que existe um padrão nas escolhas, independente do ramo da empresa. A busca por referências, sugestões de seu círculo próximo e gostos sempre são levados em consideração na hora de escolher uma empresa em detrimento de outra, por exemplo.
Esse dado é interessante, pois se um cliente compra com base no gosto e a empresa sabe o que ele prefere, é possível fazer a recomendação de um produto que possivelmente ele vai comprar. O cliente fica feliz, pois economizou tempo de busca e o empreendedor mais ainda, pois ele fechou uma compra!
De forma prática, para coletar esses dados comportamentais você vai precisar de uma ferramenta de CRM (customer relationship management). Ela vai te ajudar a gerenciar todo o volume de dados que você coletar. Entre as informações importantes a serem solicitadas estão dados pessoais, como nome, idade, e-mail e telefone. Lembre-se que é importante estar em consonância com a LGPD! Para saber tudo o que a lei exige, consulte nosso artigo sobre o tema.
O CRM vai te ajudar a entender o comportamento do consumidor no seu e-commerce. Entender suas últimas compras vai te ajudar a preparar os próximos passos. Os dados podem ser coletados no momento da compra, por meio de ferramentas de pesquisa, disponíveis em landing pages, por exemplo ou mesmo por e-mail.
Com os dados comportamentais em mãos é só avaliar os resultados que você coletou e definir os padrões observados. Eles vão te ajudar a nortear as ações e, certamente, conquistar seu consumidor.
Esse serviço de análise de dados comportamentais pode até parecer um bicho de sete cabeças para você, mas para quem entende do assunto é só mais uma maneira de gerar resultado para a sua empresa. Confie em quem está acostumado a lidar com isso e pode te ajudar a crescer os resultados. Entre em contato e descubra como a agência de marketing digital Go Biz pode ajudar!