Em tempos de golpes e pessoas mal-intencionadas, muitos usuários têm buscado mecanismos para fugir de links e formulários tendenciosos. Uma das maneiras de contribuir neste contexto e oferecer uma comunicação totalmente clara e eficaz para o cliente é usar o microcopy. Você sabe o que é e como essa estratégia pode ajudar no aumento dos leads? Se quer entender continue no artigo e potencialize seus resultados.
O microcopy é um pequeno texto para ajudar o consumidor antes, durante e depois de uma tomada de decisão. Justamente por isso ele está presente em botões, pop up, formulários, landing pages, etc. O principal objetivo desse texto é trazer segurança para que seja realizada a ação desejada. Trata-se de uma variação do copywriting, técnica de produção de conteúdo persuasivo e que tem o objetivo de convencer o lead a virar cliente. No microcopy o objetivo é trazer uma informação curta, mas que seja decisiva para convencer o lead a evoluir de etapa no funil ou ainda auxiliá-lo nesse processo.
Um dos principais locais para explorar o microcopy são os formulários. Vários são os motivos que levam uma empresa a colocá-lo em um site ou landing page. A intenção geralmente é a mesma: captar leads e os permitir chegar mais perto da compra. Para isso, o intuito é coletar dados que auxiliem na classificação e qualificação da pessoa na estratégia da empresa.
Porém, os meios pelos quais isso é feito varia. Para quem trabalha com marketing e se preocupa em entregar valor ao consumidor, certamente o preenchimento do formulário nada mais é do que uma troca de valores. A pessoa oferece informação em troca de algo que a empresa possa oferecer, como ebook, curso, live, documento, estudo, entre outras possibilidades.
O microcopy se faz necessário justamente por isso, ou seja, deixar claro quais são as informações e consequências – ou não – que a pessoa está sujeita ao enviar seus dados. Solicitar CPF, por exemplo, é uma informação bastante particular. Embora essa possa ser uma estratégia apenas para inibir que a mesma pessoa faça o cadastro duas vezes, muitos podem desistir da ação por medo de colocar os dados e eles serem utilizado para outra finalidade.
Assim, usar um microcopy escrito “Dado solicitado apenas para controle de usuário” é uma boa alternativa para não perder leads. Outra frase que costuma ajudar é deixar claro que “Não precisa cadastrar o cartão de crédito” ou “Isso pode ser alterado a qualquer momento”, dependendo da informação que é solicitada.
Embora os formulários sejam um ótimo exemplo da importância do microcopy, existem muitos outros lugares que ele pode ser utilizado, como nas mensagens de erro, confirmação e botões. Em todas elas a recomendação é usar o imperativo em primeira pessoa, de maneira concisa e com informações que sejam do interesse da pessoa.
Uma dica é se fazer os principais questionamentos do consumidor na hora de adquirir o seu produto ou serviço e deixar a resposta clara a ele por um microcopy.
Do que o seu cliente tem medo? Se, por exemplo, for se arrepender da compra, um microcopy recomendado é: “Você pode trocar o seu produto em até 15 dias”. Outra dica de questionamento seria: com qual informação a pessoa seguiria no processo sem dúvida? Se for o caso de você ter um benefício exclusivo, deixe claro como: “Preço promocional de R$19,90 nos primeiros três meses”.
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