A frase “tempo é dinheiro” nunca descreveu tão bem nossos dias, e ferramentas como o Page Speed, criada pela gigante Google, estão aí para provar que ninguém mais deseja perder tempo para realizar suas tarefas diárias, especialmente aquelas feitas na internet. Assim, o Page Speed pode ser descrito como uma ferramenta de análise que visa pontuar os sites de acordo com seu desempenho, velocidade de carregamento e visualização de páginas, experiência do usuário e compatibilidade com diferentes dispositivos conectados à internet.
A criação do Page Speed pelo Google foi feita após a realização de pesquisas que visavam identificar o comportamento dos internautas ao visitar páginas e sites através do Google Chrome, o navegador oficial da Google. As pesquisas demonstraram que os internautas não esperam mais do que alguns segundos para o carregamento das páginas, e se este for muito lento ou o site for incompatível com o suporte (PCs e smartphones, por exemplo), rapidamente abandonam.
Ao analisar esses comportamentos e suas métricas, o Google começou a investigar o que chama de “experiência do usuário”: quando boa, resulta em maior tempo de navegação na página, maior fluxo de pessoas e melhor posicionamento nos rankings de busca dos internautas.
Como ocorre com toda ferramenta de análise, o Page Speed serve para que melhorias sejam efetivadas nas páginas da internet a fim de otimizar sua forma e conteúdo em benefício dos usuários. Por isso, vale a pena conhecer as melhorias que podem ser realizadas por meio desta ferramenta:
A presença de menus e botões facilita a navegação dos usuários, pois estes se sentem mais confortáveis e seguros ao explorar o site. Além disso, o acréscimo de fotos, vídeos e tutoriais torna a página mais atraente, incentiva a permanência do usuário nela e reduz taxas de rejeição.
O acesso à internet por meio de celulares e tablets é cada vez mais comum, por isso os sites devem se adaptar bem às telas menores e ter boa velocidade de carregamento, para não afugentar os usuários. O Page Speed indica as métricas e pontua esse quesito por meio da análise do tempo de resposta do servidor, cache do navegador e carregamento de imagens, dentre outras. Ao colocar o link do site na ferramenta, é possível ver a pontuação dada e o que deve ser melhorado.
A permanência do usuário na página também é influenciada pela relevância de seu conteúdo, logo, não basta utilizar palavras-chave e imagens, é necessário criar um conteúdo que chame atenção e seja de interesse dos internautas.
Como apontado, o Page Speed é uma ferramenta que pode propiciar ganhos e melhorias em páginas, blogs, sites e demais conteúdos acessados pela internet. Ajuda, afinal, a direcionar ações em prol de seu aperfeiçoamento. Por isso, se você ainda não experimentou esta novidade do Google para compreender o que está dando certo e o que deve ser melhorado na sua página, não perca tempo nem dinheiro e dê uma chance ao Page Speed.