Muitos produtos ou serviços possuem características complexas e exigem uma jornada de compra mais técnica. Isso é o que diferencia as vendas simples das vendas complexas. No mundo digital, a estratégia a ser utilizada para alcançar, conquistar e reter clientes nessas duas vertentes são bem diferentes. Os desafios das vendas complexas são vários, mas como o lema é “no pain, no gain”, a Go Biz traz hoje, além das barreiras, as soluções! ?
A venda complexa é aquela que exige do consumidor pesquisas mais aprofundadas e análises que justifiquem o investimento. Não é algo barato que irá suprir uma necessidade momentânea e corriqueira, e sim um investimento mais representativo, que irá oferecer uma solução à longo prazo e, como o próprio nome já diz, mais complexo de entender. A venda simples, ao contrário da complexa, é aquela que conta com um tempo de decisão mais curto, sem muitas especificações técnicas e um risco agregado bem menor.
Um dos maiores desafios das vendas complexas no universo digital é conquistar autoridade. Por se tratar de uma venda diferenciada e que exige credibilidade, esse é um ponto chave. Muitas empresas que ainda não se posicionaram no mercado enfrentam bastante dificuldade.
Para nichos específicos de mercado, a segmentação das estratégias de venda é mais do que necessária, é indispensável. Grande parte das dificuldades nas vendas complexas está relacionada ao fato de oferecer o produto ou serviço utilizando a praça errada, não trazendo bons resultados.
Depois que o cliente é conquistado, fidelizá-lo é outro desafio, especialmente para os serviços que funcionam no modelo de recorrência. Na primeira interação, muitas vezes, os custos fixos não são atrativos, sendo necessário redobrar os esforços por parte da equipe de vendas. E além disso, muitos compram e depois deixam de ver utilidade no produto ou, em casos de recorrência, não acreditam ter alcançado resultados satisfatórios. Para isso, estratégias de pós-venda e customer success são essenciais.
Com marketing digital! É conquistando autoridade para sua marca que ela terá mais chances de converter leads em oportunidades, e claro, vendas. E como fazer isso? Trabalhando com estratégias adequadas para o seu tipo de negócio, analisando minuciosamente as campanhas, formulando conteúdos que geram engajamento e despertando interesse no consumidor. Mas como colocar em prática?
As estratégias de marketing digital existentes no mercado são inúmeras e o ideal é montar um planejamento com uma agência especializada para descobrir quais as melhores ações a serem adotadas.
Na maior parte das vezes, o Inbound Marketing é uma das estratégias mais utilizadas quando se deseja impactar o público-alvo que apresenta interesse em resolver um problema complexo, mas ainda não encontrou a solução. Na prática, você oferece dicas para pessoas que enfrentam esses problemas, oferecendo conteúdo informativo, até que elas sejam convencidas de sua solução e você possa ofertá-la.