Após o surto do novo coronavírus no Brasil, a primeira reação de empresas de diversos setores foi frear as campanhas de marketing. Porém, em meio a uma crise, esse serviço não deixa de ser importante, ao contrário, com isolamento social, o marketing digital é uma das poucas alternativas que restam para as empresas sobreviverem à crise e se fortalecerem no cenário pós-pandemia.
Em momentos como o que estamos vivendo, conectar-se aos clientes é mais importante do que nunca e o marketing digital pode ajudar nesse processo. Em suas casas, os consumidores têm a internet como único meio de realizar compras ou contratarem serviços, estabelecer um posicionamento estratégico nesse meio é fundamental para as empresas que querem se manter ativas. Lojas virtuais, campanhas em mídias sociais, vouchers de desconto, apps de delivery e muito mais, são infinitas as opções para usar o marketing digital a favor da sua empresa.
No entanto, só estar presente na internet não é o suficiente, é preciso ter cuidado e saber como lidar com os usuários em situações atípicas como essas. De acordo com pesquisas, 85% das pessoas desejam que as marcas utilizem sua influência para educar as pessoas em relação ao novo coronavírus e 46% começaram a consumir alguma marca por conta do modo como ela lidou com a pandemia. Empresas com discursos contra as medidas de prevenção e pesquisas científicas, ou que demitiram em massa durante esse período, foram alvos de boicote dos consumidores.
É importante levar em conta que muito mais gente está passando mais tempo na internet, então criar estratégias de qualidade pode fazer com que muitas pessoas se conectem à sua marca agora e virem clientes fiéis. Confira algumas dicas!
Esteja presente
Sua empresa está nas principais redes sociais, tem um site ou loja virtual? Esse é um bom momento para dar o primeiro passo no marketing digital e aproveitar o maior número de pessoas conectadas. Nesses ambientes é possível fortalecer a sua marca e, é claro, vender os seus produtos e serviços. Caso seu produto não possa ser utilizado nesse momento ou não tem alta procura, que tal um voucher para compras futuras?
Quem é o seu público?
Para qualquer estratégia de marketing digital eficiente é preciso conhecer o seu público alvo, hábitos e preferências. Apenas com essas informações em mãos é possível escolher qual caminho seguir e como a sua empresa pode aumentar as vendas na internet.
Humanização da marca
Estamos em um momento sensível e apenas dividir com seus consumidores ofertas e promoções, ignorando a realidade ao nosso entorno, pode prejudicar a marca. Mostre os cuidados que estão tendo durante esse período, como a empresa está se adaptando e pensando no bem de colaboradores e clientes.
Invista nos lugares certos
A construção de relacionamentos com consumidores é feita a longo prazo, mas para acelerar nesse momento é possível investir em anúncios em plataformas online, como o Google e as próprias redes sociais.