O uso do SEO (Search Engine Optimization) já não é mais novidade nas empresas de marketing digital, muito pelo contrário. As estratégias colocadas em prática a partir desse conceito permite um posicionamento mais favorável das empresas nos mecanismos de busca, sendo essencial para se tornar conhecida no mercado. Mas, já parou para no SEO técnico? Além da conhecida análise das palavras-chave e do tipo de conteúdo a ser oferecido para o público, o SEO requer também uma série de ajustes técnicos no site. Estes, por sua vez, precisam ser trabalhados estrategicamente, de modo a se potencializar os resultados.
Hoje em dia, já não é mais interessante que as empresas busquem recursos que as diferencie no mercado. A implementação do SEO, do marketing de conteúdo, Google Ads ou mesmo dos links patrocinados já é realizada pelas empresas e isso não as tornam melhores umas que as outras. É a adoção de medidas inteligentes para colocar em prática o SEO técnico que tornará o serviço diferencial e os resultados mais eficazes.
A agência de Marketing Digital Go Biz, explica que antes da tomada de decisão sobre qual a melhor estratégia adotar para determinado cliente, é necessário que os gestores voltem o seu olhar para o SEO técnico, pois ele pode influenciar nesse processo. “Será mesmo que o problema está no conteúdo? Descobrir tudo o que é preciso para que um site seja bem posicionado nos mecanismos de busca faz com que a implantação dessa estratégia seja otimizada”, conta. Para tanto, a agência recomenda uma série de estudos e ações a serem iniciadas o quanto antes.
Com todos os problemas de SEO técnico resolvidos, a estratégia pode ser melhor aproveitada e, consequentemente, o tráfego muito maior. Isso nem sempre ocorre porque, por mais que a palavra-chave seja recorrente e a estrutura do conteúdo esteja de acordo com o que as buscas levam em consideração para ranquear uma página, a indexação pode ter falhas, por uma série de problemas técnicos. Como as possibilidades do que ocorre são inúmeras, a Go Biz recomenda que sejam traçados os problemas macros do SEO técnico, para então dividi-los em subproblemas. “Passar uma série de serviços complicados para a área técnica, além de o tempo de solução ser muito grande, as mudanças nos resultados irão demorar demais para aparecer. Assim, começar a resolver os subproblemas, aos poucos, vai ajudar a manter a empresa no caminho certo”, afirma.
As possibilidades de problemas que um site pode apresentar são infinitas, se tornando inviável fazer toda a análise e correção técnica de uma só vez. Embora isso se aproxime do alcance de todo o público potencial de uma página, a recomendação é que as tarefas sejam trabalhadas aos poucos. “Se fossemos esperar realizar todo esse raio-x do SEO técnico, correríamos o risco de o cliente cancelar conosco por falta de resultados, antes mesmo do serviço concluído”, alerta. A principal dica é buscar o problema comum dos subproblemas e então solucioná-lo, pois este é um fator recorrente e que ajudará no ranqueamento. Assim, aos poucos, as estratégias de SEO aliadas à técnica trará um resultado mais satisfatório.