Muitos acham que o e-mail marketing é uma ação ultrapassada, mas saiba que ele pode dar muito resultado. Embora a ascensão da tecnologia tenha trazido à tona a ampla utilização das redes sociais, os e-mails são uma ótima fonte para chegar nos leads. Porém, simplesmente encaminhar um e-mail marketing sem nenhum tipo de estratégia pode não trazer o resultado esperado e, pior, significar um investimento em vão. Por isso, ficar atento a algumas métricas é fundamental. O artigo de hoje irá destacar a taxa de abertura de e-mail marketing.
Isso só é possível por meio do uso de alguma ferramenta. Para você entender como funciona, a taxa de abertura de e-mail marketing nada mais é do que a relação entre os e-mails enviados e os abertos. Quando a pessoa abre a mensagem, abre automaticamente uma imagem oculta, que fica salva em cache, no servidor de e-mail. E é por meio disso que as plataformas conseguem calcular.
Isso ocorre de forma automatizada, ou seja, não será necessário fazer essa consulta em todos os e-mails. Qualquer que seja a plataforma, ela informará isso de forma clara. Por isso é tão importante fazer esse investimento também.
Se você tem encaminhado e-mails constantemente e seus leads não abrem, de nada ele está sendo útil, concorda? Independentemente da estratégia utilizada, ele sempre terá um objetivo, desde nutrir seu lead com informação relevante até convidá-lo para uma ação de venda propriamente dita. Está aí o primeiro motivo do porquê analisar a taxa de abertura de e-mail marketing é importante, mas existem outras.
Saber dessa informação possibilita a mudança de estratégia, pois a primeira pergunta a se fazer é: “por que meu lead não abriu o e-mail”. Então, deve-se começar a fase de identificação das falhas na comunicação.
O primeiro ponto a ser levado em consideração é o assunto. As pessoas podem não abrir o e-mail por não se sentirem atraídas pelo conteúdo. E por mais que o seu texto esteja impecável, se o assunto não despertar esse interesse não vai adiantar. Assim, estudar a métrica de taxa de abertura pode ser um sinal de que você precisa colocar um assunto mais atrativo. Inserir o nome do lead logo no começo e escolher um horário adequado de envio são dicas importantes.
Investir em um conteúdo bom também é fundamental, pois a pessoa pode abrir o seu e-mail uma vez, não gostar e, por isso, deixar de abrir os demais, podendo chegar a um cancelamento de assinatura. Nesse ponto entra também o tipo de mensagem que você encaminha. Por mais que seu lead seja qualificado, deixe para usar a estratégia de e-mail marketing em campanhas específicas, pois receber coisas que não são interessantes com frequência pode cansar.
Outra dica da Go Biz, ainda falando sobre a qualificação dos leads, é se certificar de que a pessoa tem interesse no seu material. Comprar lista de e-mails ou forçar uma interação com quem não quer receber o seu conteúdo não traz resultado. Mais dicas você encontra no artigo “Como fazer um e-mail marketing com qualidade e fugir do spam”
Entendeu porque considerar a taxa de abertura de e-mail marketing é importante? Então não deixe de acompanhar os conteúdos do nosso blog e desenvolver uma estratégia que realmente converta mais leads qualificados para o seu negócio.