O Inbound Marketing é uma estratégia inovadora de comunicação, seu objetivo é atrair os potenciais clientes até a empresa de forma espontânea através da criação e compartilhamento de conteúdo na internet. Também é chamado de marketing de atração e possui três grandes pilares: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Redes Sociais. Através destes pilares, o inbound atinge as pessoas que realmente estão interessadas naquela mensagem, naquele momento, aumentando significativamente as chances de conversão das campanhas e valorizando o dinheiro investido. A média de ROI (retorno sobre investimento) produzido pelo Inbound Marketing é de 275%.
Com o foco em produzir e divulgar conteúdo relevante, existem inúmeras formas de se praticar o Inbound Marketing. Entre as mais utilizadas estão a publicação de posts em blog, criação de ebooks e infográficos, e-mail marketing, SEO, conteúdo em mídias sociais, vídeos, entre outros. O limite para este viés do marketing é a criatividade de quem planeja as ações. Vale lembrar, que geralmente, o processo de inbound é dividido em 5 etapas – atrair tráfego, converter visitantes em leads, converter leads em vendas, fidelizar os clientes, encantá-los e transformá-los em promotores da marca – e que algumas ações se encaixam melhor em algumas etapas. Por exemplo, os ebooks são oferecidos em troca de dados valiosos dos usuários, como o e-mail, na etapa de geração de leads.
É preciso tratar seu cliente como um rei e oferecer para ele mais do que uma empresa que produz conteúdo, que se posicione como uma marca com um propósito que ele admira e tem orgulho de fazer parte. É preciso fazer com que os potenciais consumidores te encontrem, se comunicar com eles, entender suas necessidades, ajudá-los e por fim, encantá-los.
Os benefícios da implantação do Inbound Marketing são diversos. Além das altas taxas de conversão, esta estratégia de marketing pode custar até 62% menos que o Outbound Marketing (marketing tradicional). Isso acontece porque o Inbound é um investimento “certo”, o dinheiro gasto irá para a atração de um consumidor que já está predisposto a comprar o seu produto. No tradicional, o dinheiro é desembolsado para campanhas que podem ser consideradas invasivas e incômodas. Outra diferença entre as duas modalidades é a mensuração. O acompanhamento de resultados no Inbound é em tempo real, se algo estiver apresentando resultados insatisfatórios, é possível fazer alterações. O mesmo não acontece no Outbound marketing.