Um relatório produzido em parceria por We Are Social e Hootsuite fez o ranking das redes sociais mais usadas em 2021. O Facebook continua em primeiro lugar e tem outras 3 das redes sociais sobre seu domínio. A mudança de hábitos digitais durante a pandemia, porém, gerou um reposicionamento na lista das 10 redes sociais mais usadas no Brasil. Atualmente, as redes mais utilizadas são: Facebook (130 mi), YouTube (127 mi), WhatsApp (120 mi), Instagram (110 mi), Facebook Messenger (77 mi), LinkedIn (51 mi), Pinterest (46 mi), Twitter (17 mi), TikTok (16 mi) e Snapchat (8,8 mi).
Os brasileiros passam horas e horas, todos os dias, conectados às redes sociais. A ascensão das celebridades nas redes também reforça essa necessidade de pertencimento. Isso instiga análises de profissionais do viés do marketing digital, que utilizam das redes para fazer suas campanhas.
O CEO da agência de marketing digital Go Biz, Ricardo Domingues, afirma que embora muitas empresas sejam resistentes à presença em algumas redes sociais, acompanhar o movimento do consumidor pode ajudar a direcionar o conteúdo para onde o público está. “Grande parte do consumo de publicidade está nas redes sociais e entender quais estão mais aquecidas, ajuda a entender qual tipo de conteúdo o público quer consumir”, afirmou. Para o empresário, esse é o primeiro passo para criar posts que se conectam e convertem.
Questionado sobre as características das redes, Domingues afirmou que o Facebook é uma rede bastante abrangente e reúne diferentes funcionalidades. “Ela alcança desde quem está em busca de networking até quem busca relacionamento com seu círculo social”, disse. “O YouTube, para se ter uma noção, já esteve em primeiro lugar no ranking de rede social mais utilizada no Brasil, o que reforça sua força de entrega e engajamento”, afirmou Domingues e logo em seguida destacou as facilidades trazidas pela rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros, o WhatsApp.
“A grande maioria das pessoas têm essa rede social e ela tem uma característica muito importante, para relacionamento entre pessoas e empresas, a possibilidade de compartilhamento de informações de forma privada ou em grupo, com uma série de recursos como áudio, texto, vídeo e até mesmo ligação”, ressaltou Domingues.
O Instagram, também muito popular, já sofreu uma série de alterações e continua se modernizando, especialmente frente à concorrência do mercado, acredita o empresário. “Da mesma forma que grandes empresas lidam com a concorrência, o Instagram não é diferente. Ele busca maneiras de fazer com que o público continue em sua plataforma”, ratificou o CEO da Go Biz que disse ainda que o TikTok teve tamanho ganho de audiência devido à inovação no formato. “O que o TikTok apresentou ninguém ainda havia proposto no mercado até o momento”, lembrou.
Ricardo Domingues explicou que esse panorama geral das redes sociais é importante para os empreendedores e especialmente os profissionais de marketing, pois ajudam a entender o comportamento do público para gerar conteúdo de valor. “Existe uma série de outras redes sociais que eu poderia mencionar, mas estas já dão um bom panorama do tipo de formato e conteúdo que o público brasileiro está propenso a consumir”, finalizou o empresário, reforçando que todo tipo de tendência precisa ser avaliado para que as empresas acompanhem a evolução do mercado.