Com um número crescente de pessoas conectadas à internet, nada faz mais sentido que a sua empresa também esteja neste ambiente e comercialize seus produtos virtualmente. São diversas as vantagens que as lojas virtuais possuem em comparação a lojas físicas como o alcance a um público diversificado, falta de limites geográficos, horário flexível para compras, praticidade, rapidez, conforto, entre outras. Quer montar sua loja virtual e aproveitar todas os benefícios? A Go Biz, agência de marketing digital, separou para você alguns fatores importantes no planejamento de uma loja virtual, confira.
1 – Planejamento
Como em qualquer outro negócio, antes de iniciar a loja virtual, é preciso fazer um planejamento estratégico. É preciso definir qual o seu objetivo, segmento que quer atuar, qual seu público alvo, potenciais concorrentes, como está o mercado, etc. e com essas informações que você conseguirá definir detalhes importantes da sua empresa como o investimento inicial, procedimentos internos, potencial de crescimento e os detalhes da sua página.
É preciso muito cuidado e atenção nesta etapa, é aqui que todos os detalhes serão discutidos antes que os seus planos saiam do papel.
2 – Como colocar a loja no ar?
Com todo o planejamento feito, é a hora de decidir como viabilizar o projeto. Porém ao optarem por uma loja virtual, muitos gestores não sabem quais as ferramentas necessárias para que o projeto se torne real. O ideal é que se procure uma agência especializada e e-commerce para viabilizar a sua loja virtual, porém existem algumas coisas que irão facilitar o seu entendimento e negociação com a mesma.
Escolher e registrar um domínio
O domínio é o endereço da sua loja na internet, é com ele que os seus clientes irão acessar o seu espaço. Antes de adquirir um domínio, verifique a disponibilidade do mesmo e veja se este não causará confusão nos clientes. Nomes complicados, estrangeiros ou que não tem nada a ver com o produto, podem prejudicar seus resultados.
Adquirir um serviço de hospedagem
Com o domínio definido, você precisa de um serviço de hospedagem para armazenar os arquivos, informações, imagens e qualquer outro conteúdo do seu site. Fique atento a qualidade deste serviço, ele que irá garantir a disponibilidade da sua loja.
Plataforma de e-commerce
Há diversas opções de plataformas disponíveis para montar uma loja virtual, para escolher a ideal pense em quais são suas necessidades agora e daqui um ano, no mínimo, visto que esta deve suportar a expansão do seu negócio. Uma boa opção é visitar lojas virtuais que você se inspira e ver quais as plataformas utilizadas ou consultar a agência que irá desenvolver seu projeto, eles com certeza te indicarão boas plataformas.
3 – Layout
O layout da sua loja deve ser, antes de tudo, atrativo para o seu público alvo, afinal é a vitrine da sua loja na internet. Porém não só o design deve ser valorizado, fatores como a usabilidade e responsividade são importantes. Os consumidores não querem um lindo site, mas que não carrega corretamente, que dificulte a compra ou o impeça de ver os produtos pelo smartphone ou tablet. Uma loja virtual que demora para carregar é substituída por outra que carrega mais rápido – fique atento.
4 – Carrinho e formas de pagamento
Quando você vai até uma loja, a demora para conseguir comprar um produto te desanima? O mesmo acontece nas lojas virtuais, se as páginas demoram para carregar, o carrinho dá erro e a forma de pagamento é muito complicada, os clientes vão embora e procuram outra loja que atenda às necessidades deles. Ofereça ao seu cliente uma navegação fácil e intuitiva para não gerar dúvidas e inibir a compra.
É indispensável também que a loja possua várias opções de pagamento para cada um de seus clientes: cartão de crédito, débito automático, boleto, transferência eletrônica e tantos outros quanto for possível.
5 – Segurança
Esse é um fator que merece muita atenção nas lojas virtuais, o cliente precisa ter certeza que está inserindo os seus dados em um site seguro e para garantir isso a sua loja precisa oferecer a eles todos os mecanismos de privacidade e proteção das informações disponíveis. Há diversos métodos que podem ser adotados para garantir a segurança em sua loja, mas alguns deles não podem faltar, como o Certificado SSL, responsável pela proteção de dados e informações financeiras dos clientes, este certificado ficou famoso por ser aquele cadeado que aparece no navegador durante a navegação por páginas seguras.
6 – Logística
Sem o contato físico com o cliente, a logística é que irá definir o relacionamento com eles. Se a sua loja estiver mal organizada, atrasar entregas ou enviar produtos danificados isso pode prejudicar a experiência do usuário e ele não retornará ao seu e-commerce. Mantenha um controle rigoroso do seu estoque, seja pontual nas entregas, possua canais de atendimento para eventuais reclamações e estabeleça algumas regras no pós-venda, como a política de trocas.
7 – Estratégia de Marketing
Com sua loja virtual completamente estruturada, é hora de divulgar. Assim como ter um e-commerce, a propaganda online também tem diversos benefícios e possibilidades. Você pode utilizar diversas ferramentas na divulgação da sua marca como links patrocinados, SEO, E-mail Marketing, redes sociais, redes de afiliados, etc. Você precisa selecionar quais os canais e qual a melhor forma de atingir o seu público, assim você conquistará facilmente seu objetivo final: vendas.
8 – Monitoramento
Com a sua loja funcionando, é importante que você monitore os resultados para saber como andam as suas vendas, mas também qual o comportamento dos clientes durante a navegação, qual o retorno sobre o investimento, taxas de conversão, etc. Assim caso haja problemas, você poderá resolvê-los o quanto antes.