Faturamento, vendas e pessoas fiéis à marca são resultados de uma série de processos dentro do marketing digital. Não é de uma hora para outra que uma empresa se torna referência em seu segmento, muito menos que seu ticket médio aumenta expressivamente. Um dos fatores determinantes para esse sucesso é a escolha correta do público-alvo. Para ajudar você nessa missão, a Go Biz preparou um artigo sobre este tema.
O público-alvo nada mais é do que as pessoas a quem sua marca impacta de alguma forma. Isso significa que vai além do potencial cliente. Aqui estão também financiadores e influenciadores que podem contribuir na disseminação do que você vende. Entender o público é importante, pois isso auxilia o gestor a segmentar as ações, sempre com o intuito de apresentar os produtos ou serviços com base nas necessidades das pessoas.
A definição do público-alvo deve ser uma das primeiras fases dentro de uma campanha. Isso porque, mesmo que o seu produto seja ótimo, tentar vender para a pessoa errada não será eficaz e você pode acabar no prejuízo. Definido o público-alvo, é interessante criar a persona, personagem que caracteriza o comprador real da marca. Aqui, a ideia é realmente dar nome, profissão e detalhar os hábitos e desejos desse personagem, pois ele irá retratar o seu cliente. A partir daí, é possível criar campanhas mais assertivas e dentro da necessidade e anseios do seu público. Para saber mais sobre personas, não deixe de conferir o artigo “Persona: por que sua empresa precisa dela?”.
Mais que descobrir o público-alvo é necessário ter uma comunicação assertiva com ele, para que essa relação gere frutos. A seguir alguns insights que podem te ajudar:
Se você achou que chegaria um momento na vida em que as notícias não precisariam fazer parte da sua rotina de curadoria, desculpe, mas não é bem assim. A grande realidade é que estar constantemente atualizado é fundamental para o seu negócio prosperar. Há inúmeros cases de empresas que viram na necessidade das pessoas uma oportunidade de negócio. Mas isso só é possível se você estiver atualizado e entender como o mercado, os negócios e as pessoas funcionam.
Isso significa que a atualização constante é uma ótima saída para entender onde seu público está. Por exemplo: durante a pandemia, o seu público era o que ficava em casa, em home office, ou o que foi essencial e estava na rua para ajudar no combate à pandemia? Entende que perceber isso faz toda a diferença na sua comunicação? Já imaginou dizer para o seu público “fique em casa” se ele precisar sair? Esse é um ponto para exemplificar que entender o contexto em que seu público está faz toda a diferença na comunicação e isso será fundamental para relações futuras. E para alcançar isso, é preciso estar atualizado.
Se a atualização sobre assuntos gerais já é fundamental, como mencionado no tópico anterior, acompanhar o mercado em que você está é ainda mais importante. Sem isso, o seu negócio ficará defasado e em pouco tempo ele não será mais útil. Atualmente, a tecnologia tem impulsionado constantes processos de evolução de sistemas, métodos e equipamentos. Mais que estar atualizado, também é importante buscar maneiras de evoluir, pois o cliente está cada vez mais exigente.
Por fim, mas não menos importante, segmentar o seu público-alvo de acordo com o que você vende também é necessário. A ideia aqui é orientar suas campanhas – sim, é importante trabalhar com mais de uma – para públicos diferentes, de maneira a selecionar a comunicação que realmente faça sentido para eles. Voltando ao exemplo da pandemia, percebe que a comunicação para quem teve que se manter em casa deveria ser diferente daquela gerada para os que precisavam sair?
Lembre-se que o público-alvo pode não ser o seu cliente final, mas aquele capaz de dar notoriedade à sua marca e, indiretamente, ajudar nas vendas. Por isso, dedicar um tempo para estar atualizado sobre o seu mercado e também sobre assuntos gerais ajudará você a adaptar-se constantemente. Além de vendas, isso pode proporcionar um conhecimento mais aprofundado do seu próprio negócio, como a missão, visão e valores pelos quais se empenha todos os dias.
Pronto para embarcar nessa? Entre em contato com a Go Biz para colocarmos em prática campanhas que convertem!