Competências digitais, oportunidade de capacitação e a relevância desse ambiente para a economia foram os temas que o Google, em parceria com a McKinsey, utilizou para a realização de um estudo inédito sobre o uso qualitativo de dispositivos digitais no Brasil. Com o objetivo de entender como a digitalização da população pode trazer retorno financeiro para as pessoas e impactar suas vidas de maneira positiva, o estudo apontou que é possível diferenciar a grande parcela da população conectada com o uso produtivo do ambiente digital.
De acordo com o site E-commerce Brasil, a pesquisa sobre competências digitais foi realizada com 2.477 pessoas em 12 estados e 28 cidades. Foram respondidas perguntas, com nota de 0 a 5 sobre a aptidão do indivíduo com relação ao acesso, segurança, uso, cultura e criação. Dessa forma, cada categoria ficou com uma nota média de acordo com a proficiência do brasileiro nos diversos assuntos que a englobam.
Os meios digitais, hoje em dia, são uma fonte importante para estimular a economia do país. Por meio deles é possível criar novas oportunidades de aprendizado e renda, mas o empecilho é que não se trata de um benefício disponível a todos. As pessoas com baixa renda têm o acesso 10% menor à rede do que as classes A e B. O uso, por sua vez, é 14% menor. Esse dado da pesquisa sobre competências digitais indica que a falta de acesso impacta de maneira negativa o desenvolvimento das habilidades, restringindo as oportunidades online.
Como as competências digitais dos brasileiros varia bastante, isso reflete automaticamente nos impactos econômicos das novas oportunidades desse mercado. No geral, a influência dos meios digitais hoje baseia-se na maior participação na força de trabalho e aumento da produtividade. Em um universo em que tudo pode ser realizado de maneira muito mais prática, nada melhor do que aliar às atividades do dia a dia o uso dos meios digitais.
Para as empresas, as competências digitais são peças-chave para o aperfeiçoamento dos serviços, de modo a permitir que o desenvolvimento das atividades seja feito de forma mais rápida. Além disso, fazer com que o cliente esteja mais próximo da marca é outra possibilidade. A agência de marketing digital, Go Biz, conta que um considerável avanço para uma empresa é ela reconhecer a necessidade de investir no universo online, campo em que grande parte dos seus potenciais clientes estão. “Adotando as estratégias adequadas, é possível engajar aquela pessoa que está pronta para fechar uma compra, esperando apenas encontrar a empresa certa que possa lhe oferecer o serviço. Essa seleção de pessoas faz com que as conversões de vendas sejam muito mais assertivas, trazendo um resultado satisfatório para a empresa”, afirma.
De acordo com a pesquisa, entre as competências digitais dos usuários está a familiaridade com conhecimentos como edição de material em vídeo, além de criação e desenvolvimento de apresentações. Por outro lado, pouca maturidade com ferramentas que envolvem o conceito de machine learning e uso de sistema de dados. Por isso, é essencial buscar empresas especializadas no uso da tecnologia para captar clientes, pois elas têm parcerias importantes para tornar a comunicação mais eficaz.