O Pagamento Recorrente é uma das formas mais consistentes e eficazes de manter os negócios em alta. Este formato é muito procurado, atualmente, por empresas que oferecerem serviços mensais, clubes, sites de assinaturas, empresas SaaS (Software as a Service) e cobranças de mensalidades, ou seja, todos os negócios que precisam de cobrança recorrente. A repetição periódica das cobranças é a característica principal neste modelo. As cobranças acontecem de forma automática, seja por boleto bancário, cartão de crédito ou débito automático. No mercado B2B (empresas), o método mais utilizado ainda é o boleto, já entre as pessoas físicas, o cartão de crédito tem ganhado muito espaço.
Inúmeros mercados trabalham com a recorrência, é bem provável que você assine um serviço de streaming como Netflix e Spotify, que utilizam este método de cobrança. Adotando este modelo, as empresas estão focadas em construir relações de valor com seus clientes, fidelizá-los, mantê-los por longos períodos, evitando o desgaste e custos na aquisição de novos consumidores. Se um cliente está satisfeito com o serviço, ele continuará o utilizando – ou seja, o lucro gerado a partir desse usuário só irá aumentar à medida que ele permanece como assinante. Porém se o cliente estiver descontente, irá cancelar a assinatura e a empresa precisará ir atrás de novos consumidores.
Para os empresários, o mundo ideal seria formado apenas com negócios recorrentes, onde o esforço de venda aconteceria somente na primeira compra e a preocupação seria apenas em criar novos produtos e aprimorá-los. Porém o mercado evoluiu e com a grande variedade de empresas oferecendo o mesmo serviço, manter a compra recorrente é algo mais trabalhoso, mas muito benéfico, já que oferece maior controle dos clientes, melhor retenção, aumento nas vendas (já que o limite do cartão de crédito do cliente é usado somente no valor da parcela), redução de custos com conciliação e pessoal, otimização do tempo e inteligência em marketing.
Para os clientes, o pagamento recorrente também oferece vantagens como o acesso a melhores preços, gerenciamento de gastos, acúmulo de pontos para trocar por outros produtos, eliminação de boletos e conveniência para pagar.
Para começar a usar o pagamento recorrente em sua empresa, você deve escolher um mecanismo que facilite o pagamento. Algumas empresas oferecem o serviço pela metade e dificultam a vida do lojista que todo mês precisa recorrer a planilhas e arquivos para fazer o lançamento das cobranças. A ferramenta de cobrança recorrente deve oferecer o processo completo com cobrança dos débitos através de cartão de crédito ou boleto, a recorrência automática, a Segurança na Transação (Antifraude) e Controle dos Assinantes/Mensalistas. Não sabe como escolher e instalar a ferramenta adequada ao seu negócio? Entre em contato com a Go Biz, iremos lhe ajudar.