Quando você tem uma empresa, deseja ter sucesso nos negócios, claro. Para isso, é necessário mirar em ações e metas concretas. Dessa forma, fica mais fácil direcionar o trabalho para algo palpável. E é nesse contexto que entra o conceito dos objetivos SMART.
Ao longo deste artigo, vamos conhecer o que significa cada uma das letras desse acrônimo utilizado para designar o tipo de meta que vai ajudar sua empresa a chegar em outro patamar. Além disso, conheceremos a importância do conceito e observaremos alguns exemplos de objetivos SMART. Então, está pronto para começar?
Objetivos SMART são metas que têm a característica de ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. De forma resumida, podemos dizer que esse conceito representa um modelo de definição de metas para uma empresa.
Ele serve para os mais diversos segmentos, desde negócios voltados a serviços até àqueles que querem criar uma loja virtual. Além disso, os objetivos SMART podem ser utilizados até mesmo em outros aspectos das nossas vidas, como em metas pessoais.
O nome SMART é um acrônimo, ou seja, a junção das iniciais para as características que esses objetivos devem ter, em inglês. Portanto, vamos nos aprofundar em cada um desses aspectos para entender melhor o conceito:
O primeiro ponto dos objetivos SMART é que eles devem ser específicos (Specific, em inglês). Isso significa que você deve definir exatamente o que almeja alcançar.
Quanto mais clara essa meta estiver para você e para todos na equipe, mais fácil assimilá-la e trabalhar para conquistá-la.
Vejamos um exemplo de meta que não é específica:
Nesse objetivo, não há nada indicando uma meta concreta. O termo “sucesso” pode ser muito subjetivo e não deixa claro o que se está buscando. Um objetivo mais específico seria:
Nesse exemplo, sabe-se exatamente o que se está buscando. Mas ainda é possível focar em mais detalhes para tornar o objetivo mais claro ainda. Vamos aos próximos pontos.
Além de serem específicos, os objetivos devem ser mensuráveis (Measurable, em inglês). Logo, você precisa ter uma forma de conseguir medir como você tem avançado em busca da sua meta.
A melhor forma de fazer isso é estabelecer um número ou porcentagem que você busca atingir. Assim, fica mais fácil ver o progresso por meio de alguns KPIs (Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de performance).
No nosso exemplo da taxa de conversão, poderíamos adicionar:
Agora, você tem um dado sobre o qual trabalhar. É esse número que você e sua equipe buscarão com as ações que vão prever em seu plano de marketing e em outras iniciativas.
Seus objetivos também precisam ser alcançáveis (Achievable, em inglês). Isso não significa que você não deva ser ambicioso, apenas que não deve traçar metas impossíveis.
Ao estabelecer objetivos que sua equipe enxerga como impossíveis, você pode estar desmotivando as pessoas. Então, foque em metas ambiciosas, mas palpáveis.
Por exemplo, se sua taxa de conversão hoje em dia é de 0,6% e a média do seu nicho é de 1,7%, não adianta definir o objetivo de chegar a 8%. Esse número não é alcançável e vai desestimular as pessoas trabalhando por ele.
Mais um aspecto para otimizar seus objetivos é que eles sejam relevantes (Relevant, em inglês). Isso significa que eles precisam ter importância estratégica para seu negócio.
Então, se você tem uma loja virtual, ter como meta ter mais seguidores no Instagram apenas pelo número, sem que isso componha parte de uma estratégia mais abrangente, pode não ser relevante.
Já no nosso exemplo da taxa de conversão, esse objetivo é relevante para uma loja virtual que queira ter sucesso, pois ele vai ajudar a aumentar a porcentagem de vendas frente aos visitantes do site.
Por fim, um objetivo SMART precisa ser temporal (Time-bound, em inglês). Dessa forma, você precisa estabelecer um prazo para atingir esse marco.
Definir esse período de tempo vai permitir que esse objetivo seja priorizado. Afinal, se não houver um prazo para que ele seja cumprido, outras tarefas mais importantes acabarão sendo passadas na frente das que colaborarão para que se chegue a essa meta.
Logo, no nosso exemplo da loja virtual, o exemplo de objetivo SMART completo seria:
Como pudemos observar, estabelecer um objetivo SMART vai tornar as metas muito mais claras para a empresa, seja você um MEI ou dono de um negócio com centenas de funcionários.
Ao ter clareza do que se está buscando atingir, planejar o que, quando e como as coisas serão feitas em prol desse objetivo vai ficar mais fácil. Desse modo, suas estratégias e ações vão se tornar muito mais assertivas.
Portanto, não perca tempo e comece a planejar suas metas no modelo dos objetivos SMART!
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Informações da autora
Victoria Salemi é a editora responsável pelas parcerias de conteúdo da Nuvemshop, a maior plataforma de comércio digital da América Latina, com mais de 30 mil lojas ativas. Formada em Jornalismo, ama escrever e tornar assuntos complicados acessíveis a todos!