Foi apenas nos últimos anos que ser um influenciador de mídia social se tornou uma carreira lucrativa e completa para alguns indivíduos sortudos. Seja por meio de boa aparência, personalidades peculiares ou até mesmo compartilhando memes, algumas pessoas conseguiram alcançar o status de influenciador de mídia social. Agora, esses influenciadores podem ajudá-lo em sua jornada para aumentar seus negócios e sua base de clientes por meio do marketing de influenciadores.
O poder dos influenciadores de mídia social é aquele que não deve ser prejudicado e que você pode usar de forma bastante eficaz para ajudar a catapultar seus produtos e serviços para o sucesso.
O que é um digital influencer?
Um influenciador de mídia social (digital influencer) é uma pessoa que tem seguidores nas mídias sociais e é considerado um especialista em seus respectivos campos.
Existem influenciadores em uma ampla variedade de plataformas, incluindo:
YouTube
Twitch
Snapchat
TikTok
Todos esses influenciadores têm uma coisa em comum: seguidores leais. Quanto mais seguidores um digital influencer tiver, maiores serão as chances de aumentar suas vendas caso um influenciador mencione sua empresa em sua plataforma.
É por isso que é tão importante entender os benefícios dos influenciadores de mídia social. Se você tem um negócio dedicado à, escrita, leitura, moda, comida ou qualquer outro nicho, é provável que haja um influenciador pronto e disposto a promover sua marca para o público.
Tipos de influenciadores de mídia social
Há uma ampla gama de influenciadores de mídia social, que podem ajudá-lo a expandir seus negócios e a atingir diferentes metas de negócios.
Esses influenciadores incluem:
Celebridades de primeira linha
As celebridades são talvez alguns dos melhores influenciadores de mídia social para contratar para sua marca. As celebridades, por natureza, acumularam milhões de seguidores por meio de suas carreiras musicais, artísticas ou de atuação.
Contar com a ajuda deles para promover seu produto é uma das maneiras mais fáceis de atingir um grande público em pouco tempo. No entanto, isso é caro.
YouTubers
Os Youtubers são um dos tipos de influenciadores que mais crescem nos últimos anos. Eles têm a vantagem de poder publicar vídeos completos e blogs em seus canais, em vez de apenas trechos de vídeos curtos, como no Instagram.
Os YouTubers são tão valiosos e eficazes no marketing digital que as 10 principais marcas do YouTube, incluindo marcas como Honey e Raycon, alcançaram mais de 14,3 bilhões de usuários somente em 2021, segundo dados da Influencer Marketing Hub.
Os YouTubers são ótimos para alcançar uma ampla gama de públicos e podem fornecer análises valiosas e aprofundadas sobre seus produtos ou simplesmente inserir patrocinadores em seus vídeos, que já atraem milhares, senão milhões, de visualizações.
Digital influencers do Instagram
O Instagram é particularmente eficaz para atingir o público mais jovem. Na verdade, pesquisas mostram que o Instagram é de longe a plataforma de mídia social preferida da geração Z e da geração de Millennials, que representam aproximadamente 70% de seus 1,452 bilhões de usuários em 2022, conforme indicam pesquisas da Hootsuite.
O melhor do Instagram é a capacidade de exibir seus produtos de maneira bonita por meio de mensagens pitorescas de digitais influencers.
Embora muitas empresas de tecnologia e jogos descubram que os patrocinadores do YouTube ajudam a divulgar seus produtos e serviços, os maiores gastadores de influenciadores de mídia social no Instagram parecem ser empresas de moda e beleza.
Macro Influencers
Seja no YouTube, Instagram ou outra plataforma, os macro influenciadores são aqueles que possuem mais de 100.000 seguidores, mas menos que os seguidores de uma celebridade (geralmente em torno de um milhão).
Os macro influenciadores são ótimos para empresas que desejam divulgar rapidamente seus produtos, mas não estão muito preocupados em construir uma imagem de marca específica ou seguir.
Micro Influencers
Por outro lado, os micro influenciadores, aqueles que têm aproximadamente entre 1.000 e 100.000 seguidores, são considerados essenciais para marcas que desejam construir seguidores e atrair públicos de nicho.
Além disso, a pesquisa mostra que 82% dos consumidores que veem um micro influenciador patrocinando um produto estão mais interessados em comprá-lo para si mesmos, mostrando o quão eficazes esses micro influenciadores são para aumentar as vendas de sua empresa.
Como os influenciadores de mídia social podem ajudar sua empresa
Existem várias maneiras pelas quais os influenciadores de mídia social podem ajudar sua empresa, seja aumentando clientes e alcance ou para sua própria empresa. Abaixo estão algumas das muitas vantagens dos influenciadores para promover sua empresa.
Alto ROI de Marketing Digital
O ROI do marketing digital é a medida do lucro ou prejuízo obtido após o lançamento de uma campanha de marketing digital. A contratação de influenciadores traz um dos melhores ROIs no ramo de publicidade, com empresas ganhando até US$ 5,20 para cada dólar gasto em marketing de influenciadores, segundo dados da Rock Content.
Esse é um ROI bastante alto e mostra como é fácil (e essencial) optar por gastar com influenciadores em vez de outras campanhas publicitárias.
Fácil Criação de Conteúdo
Criar um anúncio não é uma tarefa fácil. Anúncios, incluindo anúncios digitais, levam tempo para serem projetados, filmados, editados e apresentados ao público. No entanto, os influenciadores de mídia social estão bastante acostumados a criar conteúdo por conta própria e entender quais tipos de conteúdo funcionam bem para seu público específico.
Como tal, depender de um influenciador de mídia social para criação de conteúdo e marketing tira o estresse de seus ombros, economiza o tempo de sua empresa e pode ajudá-lo a espalhar a palavra para o público, apesar de não ter um histórico sólido de criação de conteúdo.
Seu influenciador cuidará de todas essas preocupações, pois muitos influenciadores trabalham sozinhos e sabem como produzir conteúdo de forma eficiente para ajudar o crescimento de ambos.
Ser visto como confiável
Usar micro e macro influenciadores é uma das melhores maneiras de melhorar a confiabilidade da sua marca. O público gosta de seguir conselhos de pessoas que são como eles, têm interesses semelhantes e são considerados especialistas em seu campo.
No entanto, as celebridades também podem ter poder sobre os clientes. Se alguém quiser imitar uma celebridade, é provável que compre produtos que essas celebridades usam.
Espalhe-se facilmente através de diferentes plataformas
A maioria dos influenciadores tem uma variedade de plataformas nas quais promovem seu conteúdo, com intuito de segmentar com mais assertividade o material que foi criado.
Muitos transitam de redes sociais facilmente, concentrando inúmeros seguidores em todas as mídias que estão presentes.
Relações ganha-ganha
Outro benefício do uso de influenciadores é a criação de parcerias mutuamente benéficas de longo prazo. Você pode optar por pagar um influenciador com base no marketing de afiliados, o que significa que ele recebe uma parte das comissões de vendas.
Isso garante que seu influenciador esteja fazendo todo o possível para divulgar seu produto para que ele seja pago pelas vendas, enquanto você colhe os benefícios e paga pelo espaço publicitário que realmente funciona a seu favor.
Além disso, à medida que seu influenciador de mídia social cresce em popularidade, sua marca também pode crescer ao patrocinar o conteúdo deles.
Custo para contratar influenciadores de mídia social
É importante criar um orçamento que acomode o futuro marketing de influenciadores. De fato, 90% das empresas relatam que aumentarão seu orçamento para contratar influenciadores, pois agora são vistos como uma das partes mais essenciais do marketing digital e da transformação digital.
Os influenciadores de mídia social são muito mais do que modelos ou personalidades online. Eles agora são a base do marketing e qualquer pessoa, de macro influenciadores a micro influenciadores, pode influenciar as decisões do cliente e melhorar suas vendas!
Considere o poder deles na próxima vez que estiver pensando em maneiras de melhorar seu alcance e fortalecer seus negócios.