Muito se fala sobre a Internet das Coisas (ou IoT) e seu impacto em tudo, desde a maneira como viajamos e fazemos nossas compras até a maneira como os fabricantes controlam o estoque. Mas o que é a Internet das Coisas? Como funciona? E isso é realmente importante?
O que é a Internet das Coisas?
Em poucas palavras, a Internet das Coisas é o conceito de conectar qualquer dispositivo (desde que tenha um botão liga/desliga) à Internet e a outros dispositivos conectados. A IoT é uma rede gigante de coisas e pessoas conectadas – todas as quais coletam e compartilham dados sobre a forma como são usadas e sobre o ambiente ao seu redor.
Isso inclui um número extraordinário de objetos de todas as formas e tamanhos – de micro-ondas inteligentes, que cozinham automaticamente sua comida pelo tempo certo, a carros autônomos, cujos sensores complexos detectam objetos em seu caminho, a dispositivos de fitness que medem sua frequência cardíaca e o número de passos que você deu naquele dia e, em seguida, utiliza-se estas informações para sugerir planos de exercícios personalizados para você. Existem até bolas de futebol conectadas que podem rastrear a distância e a velocidade com que são lançadas e registrar essas estatísticas por meio de um aplicativo para fins de treinamento futuro.
Como funciona?
Dispositivos e objetos com sensores integrados são conectados a uma plataforma de Internet das Coisas, que integra dados de diferentes dispositivos e aplica análises para compartilhar as informações mais valiosas com aplicativos criados para atender a necessidades específicas.
Essas poderosas plataformas de IoT podem identificar exatamente quais informações são úteis e quais podem ser ignoradas com segurança. Essas informações podem ser usadas para detectar padrões, fazer recomendações e detectar possíveis problemas antes que eles ocorram.
Por exemplo, se alguém possuir uma empresa de fabricação de automóveis, talvez queira saber quais componentes opcionais (bancos de couro ou rodas de liga leve, por exemplo) são os mais populares. Usando a tecnologia da Internet das Coisas, é possível, usar sensores para detectar quais áreas em um showroom são as mais populares e onde os clientes demoram mais, pesquisar os dados de vendas disponíveis para identificar quais componentes estão vendendo mais rapidamente, alinhar automaticamente os dados de vendas com o fornecimento, para que os itens populares não fiquem sem estoque.
As informações coletadas pelos dispositivos conectados permitem tomar decisões inteligentes sobre quais componentes estocar, com base em informações em tempo real, o que ajuda a economizar tempo e dinheiro.
Com o insight fornecido pela análise avançada, vem o poder de tornar os processos mais eficientes. Objetos e sistemas inteligentes significam que você pode automatizar certas tarefas, principalmente quando são repetitivas, mundanas, demoradas ou mesmo perigosas.
Uma vantagem da IoT para o Marketing Digital é que todos os produtos disponíveis na Internet passarão a ser uma plataforma de relacionamento e interação direta com a respectiva base de usuários.
Isso significa que a Internet das Coisas incentivará a conexão promovida pelo Marketing Digital, pois todos os clientes poderão formar um elo direto com os produtos que estão utilizando, sem a intervenção de terceiros.
Oferecer qualquer produto a qualquer momento é uma das vantagens mais procuradas do marketing no contexto da Internet das Coisas. Com isso, é possível satisfazer cada vez mais os clientes, buscando agregar valor e ampliar a reputação da sua marca.