Com o avanço da tecnologia, a sociedade cria cada vez mais ferramentas para auxiliar o dia a dia da população, seja para resolver problemas ou otimizar a realização de um trabalho. A inteligência artificial (IA) é um recurso usado atualmente em diferentes áreas para encontrar soluções mais rápidas do que o ser humano ao reconhecer padrões, analisá-los e utilizar os dados para administrar situações do cotidiano.
As empresas que trabalham com lojas virtuais têm usado a inteligência artificial a fim de obter dados exatos em análises e oferecer um atendimento de qualidade ao consumidor. A inteligência artificial no comércio eletrônico permite realizar tarefas fáceis e complexas que seriam feitas por uma pessoa, isso possibilita que o colaborador faça outra atividade enquanto o sistema trabalha naquela atividade.
Um dos principais benefícios de se usar a inteligência artificial no comércio eletrônico é a melhora da experiência de compra dos usuários. Quando acessam a loja virtual e procuram por determinado produto, a IA armazena os dados dos itens pesquisados, cliques nas mercadorias, classificação feita dos produtos e itens colocados no carrinho de compra para quando o consumidor acessar novamente a loja virtual possa receber informações relacionadas como descontos em produtos semelhantes e sugestão de itens a serem adquiridos junto com os pesquisados anteriormente. Consegue também analisar preços de lojas concorrentes e gerar a precificação dinâmica para que o valor fique mais baixo e seja atrativo para o público-alvo. O Chatbot é um dos exemplos mais comuns em sistemas de IA, com ele é possível responder dúvidas frequentes dos usuários como especificações dos produtos ou até mesmo formas de pagamento, o que aumenta as chances de compra no site.
A inteligência artificial trabalha também com o controle de estoque ao receber informações da quantidade de itens. Desse modo, avisa aos que estão visualizando o item naquele momento quantos produtos estão disponíveis ou se estão indisponíveis para compra, uma funcionalidade útil para evitar problemas no armazenamento. No entanto é preciso se certificar que os dados enviados por humanos para a IA estejam corretos, para evitar possíveis complicações.
A segurança é outra utilidade da inteligência artificial no comércio eletrônico, pois assim como são desenvolvidas funções para melhorar o cotidiano, há também programas feitos para prejudicar os usuários. Golpes e roubos de dados aumentam a cada dia, o que faz muitos sentirem insegurança ao fazer uma compra em um site que não conhecem. Há sistemas de IA que rastreiam possíveis crimes virtuais contra a loja e os compradores. Para provar que o site é seguro, geralmente são colocados botões no final da página bem visíveis para os usuários.
Usar essa inteligência ajuda a analisar melhor o público alvo e até mesmo prever o comportamento nos próximos meses. A Go Biz,agência de marketing digital, comenta os benefícios de se usar IA: “Ao implantar a inteligência artificial, é possível receber os números gerados na loja virtual e analisar as vendas de forma fácil, além de saber como investir em estratégias que aumentem as vendas”.