Você já deve ter ouvido falar em um tal de Google Analytics, mas sabe o que é e para que serve? Se essa ferramenta ainda é um mistério para você, vamos te ajudar a entendê-la, além de mostrar por que ela é importante se você quer vender pela internet.
De forma resumida, o Analytics é uma ferramenta gratuita do Google que permite que você monitore a navegação dos usuários no seu site. Dessa forma, você consegue acompanhar métricas importantes para seu e-commerce.
Para que você tenha uma noção, o Analytics te permite, por exemplo, medir acessos ao seu site, saber quais as páginas mais visitadas, além de acessar dados demográficos sobre seu público. Todas essas — e muitas outras — informações que o Analytics disponibiliza vão ajudar você, que já tem ou quer criar uma loja online, a entender melhor seus potenciais clientes. Assim, você consegue otimizar suas estratégias e maximizar suas conversões!
Agora que já sabemos o que é, hora de entender um pouco melhor o funcionamento dessa ferramenta que pode trazer insights tão valiosos para o seu negócio!
Quando você cria sua conta e vincula seu site ao Google Analytics, se depara com a página inicial e várias categorias no menu da esquerda.
Realmente, o Google Analytics oferece um mundo de dados além de apenas medir os acessos ao seu site. Por isso, vamos passar por cada uma das categorias para que você entenda o que pode encontrar em cada uma delas!
Quando você começa a empreender, planeja uma estratégia voltada para seus consumidores. Você cria uma persona, ou seja, um perfil de quem serão seus clientes.
Na categoria “Público-alvo” do Analytics, você consegue observar algumas informações, como idade, sexo, cidade, dispositivos usados na navegação, interesses, entre muitas outras informações sobre os visitantes do seu e-commerce.
Esse tipo de dado pode trazer reflexões importantes sobre seu negócio. Por exemplo, você pode conferir se as personas que pensou para seu negócio realmente coincidem com os reais visitantes do site. Caso não sejam o mesmo perfil, você pode perceber que há outro tipo de consumidor interessado nos seus produtos e adaptar sua estratégia.
Alguns outros dados que essa seção apresenta são em relação ao tempo médio que os visitantes passam no seu site, a taxa de rejeição — ou seja, a porcentagem de pessoas que entram no seu site e saem sem clicar em nada — e o número médio de páginas visitadas em uma sessão.
Conhecendo esses dados, você pode entender como está a navegação no seu site. Um tempo baixo de duração das sessões pode significar, por exemplo, que os clientes não estão encontrando com facilidade aquilo que querem e desistem de procurar no seu e-commerce.
Em Aquisição, você vai descobrir de onde os visitantes vêm quando acessam sua loja virtual. Essas pessoas podem vir de redes sociais, por pesquisas no Google, digitando diretamente a URL, por links em outros sites ou clicando em anúncios, por exemplo.
Se você souber qual a procedência do tráfego da sua loja virtual, pode entender melhor seus pontos fortes e trabalhar para melhorar os pontos fracos. Por exemplo, se você investe um esforço enorme nas redes sociais, mas poucas pessoas acessam seu site vindas de lá, pode ser hora de rever sua estratégia.
O contrário também pode acontecer. Às vezes você não trabalha seu SEO de forma tão efetiva, mas muitas pessoas encontram seu site na busca orgânica. Então, pode ser hora de investir mais nessa estratégia para potencializar seus resultados.
Todas as informações referentes à navegação dos usuários no seu site podem ser encontradas na seção “Comportamento”. Lá, você consegue ver, por exemplo, as páginas mais acessadas da sua loja virtual, na aba de “conteúdo do site”.
Saber quais são as páginas mais visitadas do seu e-commerce pode te mostrar se, realmente, os produtos acessados pelos clientes são os mais vendidos. Se não forem, você já sabe o que tem que investigar, com uma pesquisa qualitativa, para tentar aumentar as conversões.
Outro dado interessante para quem tem um e-commerce é saber o que as pessoas estão buscando na pesquisa interna do seu site. De repente, os clientes estão procurando algum produto específico que você ainda não vende. A partir daí, você pode agir para atender melhor esses consumidores.
Mais um insight que o Analytics traz nessa seção é em relação ao tempo de carregamento das páginas. Se você souber que algumas delas estão demorando para carregar, pode otimizá-las e evitar perder vendas.
A seção de “Conversões” do Analytics é extremamente útil para as lojas virtuais! A ferramenta permite que você crie metas de conversão, seja de vendas, cadastros ou tempo de navegação no site, e acompanhe quantas foram cumpridas nessa aba.
Além disso, você pode observar o comportamento dos compradores no seu e-commerce. Por exemplo, que porcentagem daqueles que colocam produtos no carrinho realmente fazem a compra.
Apresentamos aqui apenas um panorama geral do Google Analytics. Muito além de apenas medir os acessos ao seu site, a ferramenta fornece um mundo de informações. Por isso, não se assuste se você ainda estiver um pouco perdido no começo.
A melhor forma de entender melhor o Analytics é navegando por ele. O Google disponibiliza uma conta de demonstração logo que você faz seu login. Lá, você pode começar a mexer para se familiarizar com o site e visualizar alguns dados.
Além disso, existem alguns cursos gratuitos para que você compreenda melhor o funcionamento do Analytics. O Google mesmo tem um curso em vídeo na Analytics Academy. Os vídeos são em inglês, mas têm legendas em português. Além disso, há exercícios, navegação em um tutorial pela ferramenta e a possibilidade de fazer um teste online para receber um certificado ao final das lições.
Se você prefere conteúdos em texto ou totalmente em português, a Universidade do E-commerce da Nuvemshop tem artigos com instruções para mexer no Analytics, com dicas de como aplicar as novas habilidades ao seu negócio. Os materiais também têm exemplos práticos e exercícios, uma vez que a melhor forma de aprender é colocando a mão na massa!
O Google Analytics pode parecer um pouco assustador no início e, realmente, se você entrar na ferramenta sem saber muito bem o que procura pode ficar perdido. Mas com dedicação e treinamento, você pode fazer do Analytics um aliado do seu e-commerce!
E aí, está pronto para analisar os dados do seu site, otimizar sua estratégia e vender mais?
—
Victoria Salemi é a editora responsável pelas parcerias de conteúdo da Nuvemshop, a maior plataforma de e-commerce da América Latina em lojas ativas. Formada em Jornalismo, ama escrever e tornar assuntos complicados acessíveis a todos!
E-mail gravatar: victoria.salemi@nuvemshop.com.br