O marketing on-line é uma boa maneira de aumentar seu alcance e chamar a atenção de clientes em potencial por meio de anúncios gráficos atraentes. A primeira coisa que vem à mente ao planejar uma campanha de publicidade gráfica é principalmente a Rede de Display do Google, conhecida como Google Ads. Aliás, muitos nem sabem que os anúncios também são possíveis de outra forma: a Mídia Programática.
Uma olhada mais de perto definitivamente vale a pena, porque a mídia programática oferece várias vantagens sobre a mídia “convencional”. Vamos dar uma olhada e explicar: O que é Mídia Programática, como ela funciona e como ela difere do Google Ads?
O QUE É MÍDIA PROGRAMÁTICA?
Mídia programática é a reprodução digital automatizada de anúncios gráficos e nativos por meio do uso de software especial. O que é importante saber: o Google também oferece essa opção em seu Google Ad Manager. Lá é chamado de Programático Direto. Independentemente do software, o princípio por trás dele é sempre o mesmo: em um leilão (real time bidding), as empresas fazem lances pelos melhores espaços publicitários (banners) em sites para que seus anúncios sejam exibidos exatamente quando um potencial cliente visita o site.
COMO FUNCIONA A MÍDIA PROGRAMÁTICA?
As agências usam a plataforma de demanda (DSP) para definir as condições sob as quais os anúncios serão exibidos. Aqui, são definidos parâmetros como frequência, custo máximo por mil (CPM), bem como segmentação geográfica e demográfica.
A plataforma do lado da oferta (SSP) é a contraparte do DSP e é usada pelos operadores de sites para oferecer espaço publicitário vago. Ele é usado para publicar os anúncios no site. Além disso, o SSP cria perfis de usuário dos visitantes do site por meio de cookies.
O leilão em si ocorre no Ad Exchange Server. Aqui, o SSP transmite perfis de usuário dos visitantes do site em milissegundos e aceita lances de anunciantes em troca. Assim que houver uma correspondência entre o lance e o perfil de usuário desejado, o anúncio será exibido.
MÍDIA PROGRAMÁTICA VS. GOOGLE DISPLAY NETWORK (GOOGLE ADS): QUEM GANHA?
Em algumas áreas, a mídia programática e o Google Ads são bastante semelhantes: ambas operam com o mesmo princípio de leilão e posicionamento e permitem uma segmentação versátil (via tópico, público-alvo, palavras-chave). Além disso, ambas as soluções têm algumas vantagens e desvantagens – dependendo de qual objetivo você está perseguindo.
Alcance do público: a mídia programática tem um alcance enorme com aproximadamente 95% de todos os sites – em comparação com o Google Ads com aproxidamente 70%.
Variedade: ao contrário da Rede de Display do Google “normal”, a mídia programática permite anúncios rich media. Esses são formatos que reagem ao comportamento dos usuários (por exemplo, ao clicar, passar o mouse etc.) – não apenas imagens ou vídeos estáticos. Falando em vídeos: o Google Ads é limitado ao YouTube e seu público – a mídia programática não tem limitação.
Segmentação: a segmentação mais precisa é possível com a mídia programática, pois permite a compra de cookies de terceiros. O Google Ads, por outro lado, usa apenas seus próprios dados. Como resultado, não há restrições às medidas de remarketing com mídia programática. No entanto, o Google Ads, não permite remarketing para produtos médicos, por exemplo.
Preço: como resultado de uma segmentação mais precisa, a mídia programática pode ser mais econômica do que a Rede de Display do Google. No entanto, a GDN oferece mais opções de leilão: CPC, CPM e CPA. A publicidade programática opera exclusivamente em lances de CPM. Além disso, alguns DSPs exigem um orçamento de anúncio mínimo de US$5.000 a US$10.000. Se isso não for gasto, muitas vezes são cobradas taxas.
Manuseio: o Google Ads é tão popular e conhecido por um motivo. Ao contrário da mídia programática, é muito fácil de usar e permite que empresas ainda menores executem publicidade online sem um orçamento mínimo, alcancem um grande alcance e definam os grupos-alvo com muita precisão. A maioria dos DSPs para mídia programática é muito menos amigável e mais adequada para agências e especialistas.
QUAL FERRAMENTA DE MÍDIA É MELHOR PARA O SEU NEGÓCIO?
Qual solução é a certa para sua empresa em particular depende de uma infinidade de fatores: orçamento, conhecimento, recursos, tempo de execução. Tanto na Mídia Programática quanto na Rede de Display do Google, é acima de tudo uma visão clara, um ótimo conteúdo e uma forte estratégia de marketing que determinam o sucesso de uma campanha.
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