Para conseguir aumentar a geração de Leads e oportunidades de negócio, muitas empresas recorrem à mídia paga, entre as mais usadas estão o Facebook Ads e Instagram Ads. Pertencentes à mesma empresa, estas redes sociais têm padrões bem parecidos de anúncio, tanto que uma (Instagram) depende da outra (Facebook) para geração de anúncios. Fácil e rápido, este tipo de campanha é acessível a todos que desejam começar a anunciar seus produtos ou serviços. Porém a facilidade não é sinônimo de simplicidade neste caso, muitos desistem de investir nestas redes, pois já tiveram campanhas que não atingiram o resultado esperado já que não tinham o conhecimento necessário para administração destes anúncios.
Por mais que sejam ótimas ações de marketing, os anúncios digitais não se vendem sozinho. É preciso entender a dinâmica destas ferramentas, o perfil do público-alvo da empresa e das redes, e, é claro, sobre o seu produto. Para te ajudar a obter mais sucesso nas suas campanhas, a Go Biz, selecionou e explicou alguns passos para ter uma campanha de sucesso no Facebook e Instagram. Confira!
Planeje o anúncio
Para chamar a atenção do consumidor, o anúncio deve ser impactante, gerar curiosidade e despertar o desejo de compra. A imagem e mensagem deve levar o usuário ao objetivo da campanha, seja ele qual for. O Facebook e Instagram oferece diversos botões para ação, os famosos Calls-to-Action, que possibilitam induzir o consumidor a realizar aquele comando.
Descubra o que atrai o seu público. Qual tipo de comunicação será um gatilho para conquistar o clique? O seu anúncio precisa ser engajado, interessante, motivador e mostrar realmente que você é capaz de solucionar o problema que seu público alvo tem.
Na hora de desenvolver o seu anúncio, fique atento, pois mesmo sendo da mesma empresa e usando a mesma plataforma para anúncios, Facebook e Instagram possuem formatos diferentes de anúncios, principalmente no tamanho de espaço para exibição de conteúdo, uma mesma campanha para as duas plataformas pode acabar desconfigurada em uma delas. Durante o processo de criação é possível ver qual será o resultado nas duas plataformas, caso tenha problemas, faça campanhas individuais.
Objetivo claro
Ter uma definição clara do objetivo da campanha deve ser o primeiro passo, o que a empresa deseja com este anúncio? Você quer impulsionar um novo produto? Quer aumentar o tráfego no seu e-commerce? Reflita e estabeleça uma meta, só assim é possível escolher melhor formato e estratégia a seguir.
Delineou seu objetivo? Comece a pensar em como conquistá-lo. Anote todas as ideias e possibilidades de anúncios que você conseguir pensar, com essas opções em mãos, selecione as que são possibilidades reais para sua empresa e que irá trazer melhores resultados. Com isso definido é mais fácil alcançar seus objetivos.
Acertando no alvo
Através do Facebook Ads e Instagram Ads é possível focar suas campanhas em um público muito seleto. O maior benefício dessas redes é utilizar as informações fornecidas pelos usuários em seus perfis para fazer com que seus anúncios sejam vistos pelas pessoas certas. Você pode refinar o seu público de acordo com várias características como localização, idade, gênero, idioma, interesses, categorias e diversas outras opções.
Mas fique atento, direcione suas campanhas também para os tomadores de decisão e influenciadores, nem sempre focar em uma persona irá converter bons resultados para sua campanha. O ideal é fazer testes A/B para comparar diferentes anúncios e diferentes audiências.
Teste tudo
Este é um pré-requisito para tudo no Marketing Digital, antes de colocar o anúncio no ar ou aumentar seu orçamento, cheque todos os itens do seu anúncio. A segmentação do anúncio está correta? Há erros ortográficos no anúncio? A landing page está correta? Os textos e imagem transmitem a ideia correta? A integração com outras plataformas está configurada corretamente? Fique atento, qualquer erro pode comprometer os resultados do seu anúncio. Nem a melhor campanha do mundo, com o maior investimento em dinheiro, consegue ter resultados satisfatórios sem que a estratégia toda esteja funcionando.
Medindo resultados
Ao final da campanha, é importante que os resultados dos anúncios sejam avaliados. Desses números, além do retorno sobre o investimento, é possível saber o que deu certo e errado e ter um aprendizado para próximas campanhas. Daria mais certo com um público mais restrito? Mais amplo? O que devemos evitar? Embora existam estratégias consolidadas no marketing digital, apenas na tentativa e erro é possível encontrar o que realmente funciona para a sua empresa.