Da mesma forma que na vida, no marketing tudo pode, mas nem tudo convém. O que isso quer dizer? Que existem práticas que nem sempre vão fazer o seu negócio crescer. Além da perda de recursos e tempo, o faturamento talvez nem seja impactado e você deixará de ganhar autoridade e respeito. Pensando em ajudar você de forma prática e concreta, a Go Biz traz no artigo de hoje dicas de como projetar o seu e-commerce para vender mais e melhor.
Aproveite esse momento de fim ou início de ano para colocar as coisas no lugar. Especialmente neste 2020 tão desafiador, provavelmente muitos dos seus objetivos ficaram de lado e você fez “o que deu”. Embora isso possa ter ajudado por um tempo, será necessário repensar onde está e para onde pretende ir em 2021. Isso é extremamente importante para que as estratégias a serem traçadas estejam em consonância com o seu objetivo e assim, os resultados sejam mais expressivos.
As metas, que vão auxiliar você a vender mais, devem conter números realmente alcançáveis e reais. Ou seja, por mais que seu sonho seja exportar seu produto, se no momento e a um médio prazo você tem consciência de que não será possível, esse desejo não deve entrar como meta para o seu negócio em 2021. Isso pode, inclusive, atrapalhar suas vendas locais. Sonhar é importante, mas o momento de traçar as metas deve ser mais pé no chão.
Quantos clientes a mais pretende atrair? Como pretende chegar neles? A quanto quer levar seu ticket médio? O que precisa para isso? Essas são algumas das questões que podem ajudar você a traçar suas metas. Lembre-se que metas alcançáveis se tornam realidade.
Definidas as metas é hora de colocá-las em prática e mensurar os resultados. Entender se o comportamento do consumidor está sendo o mesmo que você previu no início do planejamento é fundamental para saber se está no caminho certo. Para você se dedicar com bastante carinho neste tópico, nós temos um conteúdo especial sobre o tema. No artigo “Entenda quais métricas realmente importam para o seu negócio” abordamos como você deve pensar a mensuração dos resultados, dando dicas de quais métricas vão efetivamente contribuir para vender mais.
Tudo muda e a forma de comprar também. A pandemia deixou isso muito claro quando mostrou um expressivo aumento de compras online. Isso, por exemplo, fez com que muitas empresas migrassem para o digital ou então aperfeiçoassem suas vendas online.
Esse movimento nada mais foi do que a consequência de uma boa observação do que o mercado pedia e de como o consumidor se comportava. Por isso, estar vigilante em quem vai te fazer vender mais é uma das estratégias mais assertivas.
Entender como o consumidor se comporta é fundamental, mas não é tudo. O mercado em que atua e os concorrentes também devem ser vistos como uma boa referência. Avaliar erros e acertos pode ajudar a construir uma boa estratégia e também a buscar algo original.
Pesquisas e análises são necessárias, mas estratégias que não são colocadas em prática não trazem resultado. Por isso, elabore estratégias de comunicação que contribuam para você vender mais. Ofertas atrativas, boas condições de pagamento e brindes são algumas ideias de como atrair clientes e vender mais. O bom atendimento é outro ponto muito importante não só para captar, mas para fidelizar. Como no campo do marketing somos especialistas, o que acha de terminarmos essa conversa com uma reunião?
Entendendo suas metas e estratégias de comunicação podemos contribuir sugerindo os melhores caminhos a seguir. Entre em contato e saiba como! Se você gostou do conteúdo, não deixe de acompanhar as publicações do blog com várias dicas de como otimizar suas campanhas, estratégias e ações.