Vários são os gatilhos que levam à criação de uma empresa. Sonho, oportunidade de renda extra e a identificação de uma carência do mercado são algumas delas. A partir daí, existem diferentes maneiras de alcançar os clientes. Divulgar os produtos e serviços é uma delas, mas não pensar além disso, em pleno século XXI, é um risco muito grande. Por mais exclusivo que um produto ou serviço pareça ser, a concorrência existe. Assim, analisar o comportamento do consumidor tem se tornado uma maneira estratégica de aproximação, consolidação no mercado e aumento do ticket médio.
O COO da agência de marketing digital Go Biz, Ricardo Domingues, explica que fazer uma análise da trajetória do consumo é importante para entender que as estratégias atuais precisam estar voltadas para o comportamento do consumidor. “Desde a revolução industrial no século XVIII as relações de consumo vêm se aperfeiçoando, modernizando e, exponencialmente, se transformando. Hoje, com uma gama imensa de possibilidades, os clientes não precisam mais ir atrás do que desejam adquirir. Muitos, inclusive, adquirem sem ao menos saber se realmente precisam ou não. Isso acontece, porque mais que aguardar que os clientes os encontre, as empresas se fazem presentes na vida deles”, ponderou.
Dentro dessa perspectiva, Domingues reforça que as tendências são grandes oportunidades de gerar um vínculo com o cliente. “Um grande erro cometido é pensar que toda comunicação deve ser pautada em venda, produto, diferenciais e na própria empresa. As pessoas estão fartas de propagandas, elas buscam experiências”, afirmou o COO da Go Biz.
Nesse sentido, ele pontua que gerar conteúdo de interesse do público é uma excelente maneira de permitir que a marca saia do tradicional, se aproxime do cliente e, de maneira natural, favoreça as vendas. “Uma empresa que vende roupa e dá dicas de como usá-la no dia a dia ou ainda como lavar e armazenar para fazê-la durar por mais tempo, certamente terá uma adesão ao conteúdo muito maior que se fossem publicadas apenas as peças e os valores pelos quais são vendidas. Neste caso, ao efetuar uma compra, o cliente ganha muito mais que a peça, mas uma experiência completa”, exemplificou Domingues.
Para o empresário, a maneira como isso será feito na prática depende da análise do comportamento do consumidor. “É importante entender qual meio o público tem mais familiaridade. Alguns utilizam e-mail, outros WhatsApp, Instagram ou TikTok. Não importa a mídia, mas se quem você quer atingir a utiliza”, explicou. Ricardo Domingues ainda afirma que perceber as preferências, ajuda também a nortear adaptações no processo de compra. “O uso de dispositivos móveis aumenta a cada dia e a aquisição de produtos por meio deles também. Ou seja, essa é uma análise que permite à empresa aperfeiçoar seus métodos e implementar uma venda mobile mais ágil”, disse.
Indagado sobre como realizar essa análise do comportamento do consumidor, o COO da Go Biz afirma que estar atualizado é extremamente necessário. “Para trabalhar com marketing e ter resultado é preciso acompanhar o mercado, as novidades, a adesão das pessoas a elas e, principalmente, o que o cliente espera da empresa. Manter um diálogo aberto com o público, fazendo perguntas e pesquisas, e avaliar as métricas pode ajudar”, finalizou.