Apesar de cada vez mais popular, o termo SEO ainda suscita muitas dúvidas e não são poucas as pessoas que não compreendem completamente o que significa utilizar essas estratégias e como elas resultam no aumento do fluxo de visitantes em um site.
SEO é a sigla para a expressão em inglês Search Engine Optimization, que pode ser livremente traduzida como Otimização para Motores de Busca e tem a finalidade de melhor ranquear determinada página da web nos buscadores.
Em outras palavras, por meio do SEO é possível fazer com que uma página (site, blog, perfil) apareça nos primeiros resultados apresentados por buscadores de maneira orgânica, isto é, sem a necessidade de pagar ao buscador, seja ele o Google, Bing, Yahoo, dentre outros.
O potencial e os resultados provenientes das estratégias de otimização são tão grandes que hoje há empresas que se dedicam a elas, como a Go Biz, que é destaque por sua extensa lista de clientes e parcerias com empresas de diferentes setores, além de ser uma das pioneiras em SEO no Brasil.
De acordo com o Diretor de projetos da Go Biz, Ricardo Domingues, as estratégias de otimização trazem ótimos resultados. “Já está provado que os usuários da rede clicam mais frequentemente nos primeiros resultados apresentados pelos buscadores, afinal, as pessoas não têm tempo a perder e desejam rapidamente encontrar aquilo que precisam”, explica.
Por isso, não é difícil entender que ao aparecer nas primeiras posições dos buscadores, os sites recebem mais visitas e, com isso, terminam por fechar mais vendas, aumentar o fluxo, lucrar com publicidade, formar parcerias, dentre outros vários objetivos perseguidos pelas companhias.
Mas a questão é: como isso é feito? Novamente, a palavra está com o Diretor de projetos da Go Biz: “As estratégias de SEO são variadas, um bom exemplo é a criação de conteúdos que contenham palavras-chaves determinadas, que orientam os motores de busca. Assim, quando uma pessoa pesquisa por determinado assunto ou produto, ele vai encontrar páginas que contenham os termos buscados.”
Pode parecer simples, mas as estratégias não se resumem apenas às palavras-chaves, mas também a experiência dos usuários na rede.
“Os buscadores estão cada vez mais inteligentes, por isso, eles também ranqueiam os sites de acordo com a experiência dos usuários da rede. Assim, se o conteúdo contém as palavras-chaves, mas é desinteressante e os usuários não permanecem na página, o buscador entende que eles tiveram uma experiência ruim e ela perde posições no ranking. O mesmo vale para sites muitos pesados ou não compatíveis com smartphones.”
Como ficou claro, o Search Engine Optimization está em constante evolução, pois, a internet e suas plataformas também estão, logo, buscadores inteligentes demandam ações e estratégias aprimoradas e cabe aos especialistas oferecer as melhores soluções às empresas e aos seus consumidores.
Como ficou claro, o Search Engine Optimization está em constante evolução, pois, a internet e suas plataformas também estão, logo, buscadores inteligentes demandam ações e estratégias aprimoradas e cabe aos especialistas oferecer as melhores soluções às empresas e aos seus consumidores.