Ideal para ser aplicado por empresas de todos os segmentos, o e-mail marketing é uma estratégia muito utilizada, porém é comum ter dúvidas sobre a eficácia deste tipo de ação. A questão é que muitas pessoas associam o e-mail marketing à antiga “mala-direta”, que nada mais era do que enviar cartas aos consumidores para divulgar produtos e promoções. Porém, para analisar se o e-mail marketing funciona ou não é preciso, em primeiro lugar, entender que ele não é apenas a versão digital da mala-direta, ele é muito mais do que isso!
Se você considera e utiliza o e-mail marketing apenas como uma versão digitalizada da mala-direta, saiba que não está aproveitando o incrível potencial dessa ferramenta de marketing. Aliás, esse é o único ponto de contato que eles possuem: ambos, tanto a mala-direta quanto o e-mail marketing, são ferramentas de marketing, porém as semelhanças param por aí.
Mala-direta é quando enviamos um anúncio por correio, enquanto o e-mail marketing é digital. Assim, quando alguém recebe uma correspondência de mala-direta, nem sempre se dá o trabalho de abri-la, já que prefere as interações digitais às tradicionais.
O e-mail marketing, por sua vez, possui uma gama maior de ferramentas digitais para identificar perfis e comportamentos dos usuários, o que possibilita sermos mais assertivos na segmentação. Ou seja, é possível oferecer um conteúdo a pessoas que realmente tenham algum tipo de interesse nele.
Agora que você já sabe que o e-mail marketing é muito mais do que uma simples mala-direta, é hora de conferir as vantagens e sua taxa de retorno para empresas de todos os segmentos, com dados e informações realistas:
Para alavancar suas campanhas de marketing e fazer com que os consumidores busquem por sua empresa, a dica mais valiosa é tentar não apenas ‘vender’, mas oferecer informações de qualidade que tenham a ver com seu público-alvo e sua empresa.