O mercado B2B é essencial para o desenvolvimento da economia, e da mesma maneira que vários outros modelos de negócios, este também vem se digitalizando com o passar do tempo para suprir a demanda de transformação digital do novo mercado.
No e-commerce B2B, buscar uma solução diferenciada vai além de vender, consiste em proporcionar uma experiência personalizada para o seu cliente com foco em agilidade nas relações comerciais. Atualmente, tanto consumidores finais como empresas querem simplicidade em seus processos de compra, pouca burocracia e agilidade de seus fornecedores em atendê-los.
Investir em campanhas de e-mail marketing, com ofertas exclusivas e descontos especiais, é um ótimo atrativo para incentivar os clientes que estejam relutantes. Representantes comerciais também podem utilizar a plataforma para lançar os pedidos e aproveitar a oportunidade para apresentar a solução para seus clientes, que em uma próxima compra, podem realizar o procedimento sozinhos.
Deixe claro que a compra é segura e que o pedido será atendido corretamente. Em alguns casos, é indicado defender que há até mais eficiência do que o próprio time comercial, já que não há necessidade de encontros e longas negociações.
Com o aumento da dinâmica nas relações comerciais, o mercado se torna cada vez mais dependente de ferramentas que facilitem o dia a dia e agilizem os processos corriqueiros.
Antigamente, as empresas de B2B que queriam começar a trabalhar com e-commerce eram obrigadas a se adequar às realidades das plataformas de e-commerce. Como trabalhar com preços fixos, formas de pagamento padrão como boleto à vista e cartões de crédito.
Porém, com o aumento da demanda, as empresas de desenvolvimento se atentaram a essas necessidades e criaram diversas funcionalidades como: controle de carteira de crédito, pagamento via duplicatas, tabelas de preço diferenciadas por perfil ou cluster de cliente, múltiplos centros de distribuição entre outras.