Para quem trabalha com marketing digital definir a persona é essencial para vender mais e melhor. Isso porque será possível entender o consumidor que você quer atingir. Assim, você consegue criar conteúdo e adaptar o seu negócio às necessidades dele. O match perfeito entre o que ele precisa e a sua solução.
Se você ainda não tem uma persona, esse artigo é para você. A agência de marketing digital Go Biz tem algumas dicas que você confere a seguir.
De forma clara e objetiva é um personagem que representa o cliente ideal. Mas para ser classificado assim é preciso contar com uma definição específica. Isso envolve detalhes sobre hábitos de compra, rotina, dia a dia no trabalho, posição na empresa, sonhos e objetivos. Lembrando que a persona é diferente do público-alvo. Para saber mais sobre ele acesse: “Público-alvo: como se comunicar corretamente com ele”
A persona apoia o planejamento das ações presentes e futuras. Além disso, trata-se de um estudo profundo para total conhecimento do público. A descoberta do cliente ideal ajuda a definir pautas e os canais de comunicação a serem utilizados. Isso representa economia de tempo e energia, com ações mais assertivas.
Não adianta criar uma persona sem fundamento. Por isso, é importante coletar e estudar os dados. Tem um artigo em nosso blog que pode te ajudar a estruturar essa parte. Não deixe de ler “Entenda porque avaliar dados comportamentais é a sua melhor escolha hoje”. Lembre-se de colher dados demográficos como idade, gênero, cargo e também profissionais como hábitos de compra, consumo de conteúdo, dores em seu setor e objetivos. Atenção também à LGPD!
Com os dados em mãos, você precisa efetivamente estruturar a persona. Para tanto, dar nome e rosto ajuda bastante. Tudo isso vai ajudar a equipe a ter clareza de com quem está falando.
Como mencionado anteriormente, esse é o caminho para chegar até esse potencial cliente. Ao desenhar perfeitamente a persona, com todos os detalhes, você saberá exatamente qual gatilho usar. Dor, gostos, posição que ocupa ou até mesmo curiosidade.
De nada adianta fazer todo esse planejamento se ele não for colocado em prática. É preciso empregar a mesma energia da criação da persona em conteúdo que a atraia. Aqui nós podemos ajudar. Somos uma agência especializada em marketing digital estratégico. Que tal ter uma direção para alavancar suas vendas? Ficou interessado? Entre em contato para um bate-papo a respeito!