Vender sempre é o principal objetivo das empresas. Até porque, é a partir das vendas que projetos maiores podem ser almejados. Por isso, o artigo de hoje da agência de marketing digital Go Biz é focado em você que busca escalar seu negócio. Classificar os tipos de cliente vai te ajudar muito a montar uma estratégia mais assertiva. Por isso, se você continuar a leitura até o final, vai descobrir a diferença entre o cliente fit, ICP e persona.Vamos juntos nessa?
Já ouviu aquele ditado ‘quem muito quer nada tem’? Pois é, ele pode ser usado no contexto deste artigo quando o assunto é cliente. Sabe por quê? Correr atrás de todos os tipos de cliente é um dos erros mais comuns nas empresas que estão começando. Embora pareça a melhor estratégia, na verdade ela envolve um esforço de venda muito grande para pessoas que podem nem estar interessadas em seu negócio.
Por isso, entender quem, realmente, são seus potenciais clientes é tão importante. Chegou a hora de entender a diferença entre cliente fit, ICP e persona para escalar seu negócio. Entenda melhor abaixo!
Sabe aquele cliente que realmente dá match? Que se beneficia plenamente dos produtos e serviços que você tem a oferecer? E que muitas vezes até vai ao seu encontro sem ao menos você o contatar? Essas são características de um cliente fit. Para entendermos bem esse conceito vale ressaltar que a expressão vem do inglês, em que fit significa ajuste, encaixe.
Ou seja, para chegar ao cliente fit é preciso entender exatamente qual dor você pretende solucionar com o que comercializa Depois, focar em clientes que vão se beneficiar diretamente dela. Expandir os esforços de venda para outros tipos de cliente pode trazer feedbacks negativos, enquanto com o cliente fit, o retorno tem tudo para ser bom, aumentando as chances de escalar seu negócio.
Entre esses três conceitos existe uma linha bem tênue. Isso porque os três são, basicamente, o que a empresa quer atrair. Sobre o cliente fit nós já entendemos no tópico anterior. Já o ICP (ideal customer profile) nada mais é que o perfil de cliente ideal. Ele se difere do fit, pois, aqui pode-se fazer uma projeção relacionada a porte de empresa que pretende atender e onde estão localizadas, como no Brasil ou no exterior. Ou seja, trata-se de entender o quanto pretende escalar o seu negócio.
Por fim, mas não menos importante, existe a persona. Esse talvez seja um termo mais familiar para você. Muito utilizado pelo marketing, a persona é a projeção da pessoa que a marca pretende atender. Aqui, são listados gostos, objetivos, rotinas e várias outras características pessoais para que o conteúdo seja o mais assertivo possível a ela. Mas quando se trata de vendas, cliente fit e IPC são os mais recomendados para focar. Deixe que os profissionais de marketing atraiam a persona, ajudando você a entender se ela se classifica como um cliente fit ou não.
É nesse ponto que a Go Biz entra em jogo! Trabalhamos com uma série de estratégias de inbound marketing que certamente vão ajudar você a escalar o seu negócio, com o lead certo em mãos. Que tal entrar em contato para conversarmos a respeito? Aguardamos sua mensagem!