As técnicas de SEO visam posicionar o seu site nos primeiros resultados de pesquisa dos buscadores, dessa forma quando os usuários estiverem procurando informações sobre um produto relacionado ao seu segmento sua empresa irá aparecer. Para conquistar um “lugar ao sol”, nas primeiras páginas, existem técnicas para que o seu site esteja dentro das exigências dos buscadores. Mas como em muitos lugares existem os “bandidos” e os “mocinhos”, no mundo digital isso não é diferente, inclusive estas nomenclaturas são uma referência dos filmes de faroeste, aonde o bandido sempre utiliza chapéus pretos e o mocinho chapéus claros.
Para que possa entender melhor, vamos explicar cada um destes conceitos que fazem parte das estratégias de marketing digital:
Black Hat
Com uma tentadora proposta de posicionar o seu site de forma bem rápida, algumas estratégias de black hat podem ser apresentadas no mercado, porém não são nem um pouco recomendadas, já que burlam os mecanismos de busca e apresentam riscos desnecessários. Muitos profissionais inexperientes, alguns inclusive iniciando os seus trabalhos de marketing digital, adotam este tipo de estratégia para conquistar clientes, e nem imaginam o risco que correm. O problema é quando essas técnicas são descobertas pelos robôs de busca seu site acaba sofrendo penalidades, podendo até ser banido totalmente dos resultados de pesquisa.
White Hat
Esse é considerado o mocinho do SEO, o Luke Skywalker das estratégias de marketing digital. Diz respeito a estratégias inteligentes, que fazem com que sua empresa obtenha resultados sem o risco de penalidades. Ao contrário do seu irmão do mal, Black Hat, essas técnicas também proporcionam ótimos resultados, porém de forma segura e sem prazo de validade. Então evite estratégias duvidosas, pois será apenas uma questão de tempo para você sofrer as consequências.
Conclusão
O fato da internet ser uma “terra sem leis”, abre espaço para que o “bem e o mal” se confrontem entre si, assim como nos filmes de faroeste, o bandido fica à frente por pouco tempo e com a ajuda dos robôs dos buscadores, estes sites que ganham posicionamento por meio de artifícios irregulares, rapidamente perdem posicionamento e podem até ser banidos dos resultados de pesquisa. Então, pense bem antes de contratar qualquer serviço de marketing digital que esteja do “lado negro da força”.
Que a força esteja com vocês!