Diante das medidas de isolamento social adotadas em diversos estados e municípios, empresas de todos os tamanhos enfrentam dificuldades para continuar vendendo já que ou ainda não foram autorizadas a reabrir ou os consumidores estão receosos em sair de casa. A OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) projeta queda de 7,4% do PIB do Brasil em 2020 devido à crise econômica causada pela pandemia da COVID-19. No entanto, para continuar a vender na crise é preciso ir em busca de inovações e novas soluções para manter o negócio funcionando e vendendo.
Adapte-se a nova forma de vender
A nova forma de consumir, o novo mundo, novos consumidores, são diversas as teorias de como será o relacionamento entre clientes e marcas após a COVID-19, não é possível afirmar o que está certo, porém nada mais será como antes. Mostrar aos seus clientes como o seu negócio está lidando com a pandemia é uma forma de aproximá-los da empresa.
Divulgue os horários de funcionamento, formas de atendimento, questões de higiene e segurança, busque novas formas de atendimento, etc. Reinvente-se e comece a vender na crise!
Mantenha o relacionamento com os clientes
Não deixe que a distância afete o relacionamento com os clientes, encontre novas estratégias de se manter próximo nesse momento, oferte serviços especiais, agregue novidades ao seu serviço, entregue os produtos, enfim, aumente o seu valor.
Telefone, e-mail, redes sociais e chats online são algumas das opções disponíveis para manter as relações com os clientes e vender na crise.
Reforce a divulgação dos seus produtos em seus canais online, use as redes sociais, faça ofertas especiais com entregas em domicílio, atraia novos clientes, entre outros. Abuse dessas estratégias que podem continuar sendo feita mesmo com menor verba disponível, basta adotar a estratégia correta, atingindo um público grande e segmentado.
“Existem diversas formas de investir a verba disponível para o marketing na internet, com certeza, algumas delas se encaixa perfeitamente ao seu negócio. Antes de escolher uma, busque todas as opções disponíveis, onde está seu público e como essa ação irá atingi-lo. Em momentos como esse é importante entender o novo comportamento do consumidor”, explica a Go Biz , agência especializada em marketing digital.
Inove
Um novo produto, um novo serviço, uma forma diferente de atender os consumidores. O momento é ideal para ousar nos negócios e aproveitar oportunidades inexploradas. Algumas pequenas mudanças, mas que fazem muita diferença para o consumidor, pode gerar um grande impacto positivo no faturamento.
Algumas mudanças de comportamento e consumo provavelmente persistirão além da crise e muitos setores ressurgirão para novas realidades de mercado. Faça pesquisas, fique atento e aproveite as oportunidades.