A proximidade do fim do ano para alguns é “caramba, o ano passou e eu nem vi”, enquanto para outros o que importa é a “contagem regressiva para as férias ?”, outros ainda vão pular de alegria pelo 13º, e é justamente nessa hora que as vendas podem se beneficiar, pois estamos nos aproximando de um mês propício, de Black Friday.
A sobrevivência do comércio depende das vendas e é claro que mostrar para o seu potencial consumidor que você tem o que ele quer, exatamente quando ele pode pagar, é uma sacada genial. Por isso confira algumas dicas que preparamos para você:
Você sabe exatamente para quem quer vender? Antes de pensar em uma estratégia de mídia, é fundamental que a empresa tenha definida a persona do seu negócio. Para quem não está tão familiarizado com esse termo, trata-se de um personagem que represente o seu perfil de cliente. Assim, é necessário definir características biológicas, sociais e de comportamento, além de gostos, vontades, posição no mercado e visão de mundo. Essa definição é importante para que a comunicação das campanhas possa ser direcionada a essas pessoas, aumentando as chances de conversão. Definida sua persona, é hora de colocar algumas ideias em prática.
Seja no Google Ads ou no Facebook Ads, a Black Friday é um momento oportuno para criar campanhas de divulgação do seu produto ou serviço. É a partir delas que mais pessoas poderão ter acesso à sua marca, de acordo com o seu interesse ou perfil. No caso do Google Ads, temos a rede de pesquisa, que podemos apresentar produtos, serviços e promoções no momento que o usuário realiza a busca. Também é possível utilizar estratégias de Google Shopping, aonde já é apresentado a foto e valor do produto, com o link para sua loja virtual, por exemplo. No caso do Facebook Ads podemos alcançar usuários que possuem o perfil ideal para se tornarem consumidores, a segmentação das campanhas pode ser feita através de dados psicográficos, demográficos e histórico de comportamento.
Disparar as promoções e as ofertas que estarão disponíveis na Black Friday para seu mailing é uma forma de reaquecer a base de clientes que estejam inativos há um tempo. Ferramentas mais avançadas de e-mail marketing oferecem a possibilidade de configurar automações, que disparam peças promocionais específicas de acordo com o comportamento do usuário ao receber as ofertas. Podemos, por exemplo, enviar automaticamente produtos direcionados para mães de bebês, no caso de usuários que já clicaram anteriormente em peças que apresentavam conteúdo sobre maternidade.
Criada a campanha, porque não continuar relembrando aquelas pessoas que de alguma forma demonstraram interesse pelo produto? O remarketing consiste em impactar o usuário diversas vezes após identificar que ele teve algum contato com a marca. É possível trabalhar com remarketing utilizando o Google Ads, porém existem outras plataformas que também possibilitam esse tipo de anúncio. É preciso que haja um volume significativo de visitantes para que essa estratégia tenha uma boa performance, já que o impacto é apenas para usuários que já tiveram contato anteriormente.