Se você já está imerso nas estratégias de marketing, sabe que o e-mail é uma das melhores maneiras de converter leads em clientes e que o fluxo de nutrição é fundamental nesse processo. Há quem diga que essa é uma estratégia falha, quando na verdade é uma das que mais traz resultados positivos. Porém, apenas disparar e-mail sem qualquer tipo de planejamento pode tornar a sua estratégia de ouro apenas uma ação a mais.
Sem resultado, sem cliente e ainda correndo o risco de colocar a reputação da sua empresa em jogo. Esse é um risco muito grande quando o assunto é fluxo de nutrição. Quanto maior a empresa, maior deve ser também a preocupação em fazer um marketing assertivo e consolidado. Já ouviu falar de fluxo de nutrição de leads? Talvez não com esse termo, mas certamente você sabe o que é, ou mesmo, é até nutrido por alguma empresa com quem teve contato no passado.
O fluxo de nutrição de leads nada mais é do que encaminhar uma sequência de e-mails com o objetivo final de converter a pessoa em cliente. Mas calma! Não é porque a ideia é fazer com que ele vire cliente que você só vai encaminhar ofertas, muito pelo contrário. A ideia é justamente criar um relacionamento, uma confiança entre as partes, para que no futuro a pessoa se sinta segura e confiante de comprar com você.
As pessoas estão acostumadas a acatar coisas que são boas e importantes para elas. Se sua marca a ajuda de alguma forma, essa é uma maneira de criar um relacionamento que faz o lead virar cliente. Oferecer conteúdo relevante, descontos (dependendo do caso), dicas, alertas, notícias… As possibilidades são inúmeras, mas é fundamental estar atento a persona. Entender exatamente com quem está falando faz toda a diferença, pois os meios, o tipo de conteúdo e a linguagem devem ser totalmente adaptados.
Se a intenção é criar conexão, ela tem que começar pela primeira impressão. E aqui está uma verdadeira estratégia de inbound marketing.
Além de atrair o lead por meio de uma landing page, é preciso qualificá-lo para entender se ele é realmente o seu público de interesse. Fazer perguntas prévias como cargo e o que ele procura encontrar com o conteúdo que você ofereceu ajudam a nortear esse caminho.
Para um fluxo de nutrição consistente, o planejamento é fundamental. Simplesmente jogar e-mail sem ligação um com o outro e, pior, que não são do interesse da pessoa podem acabar com toda a estratégia. Definir previamente os intervalos, bem como o conteúdo a ser abordado é a chave para o resultado.
Humanizar o conteúdo é a dica da vez. Muito se fala sobre isso, mas nem todo mundo consegue colocar em prática. Pessoas gostam de se relacionar com pessoas e não com máquinas. Por isso, personalize seu conteúdo, pergunte como quer ser chamado, encaminhe e-mails não formais para ganhar a confiança sem algo totalmente engessado e cansativo, como a troca de e-mails corporativos.
Para finalizar por hoje, além do fluxo de nutrição, aposte também em conteúdos complementares. Se o seu potencial cliente gostar daquilo que você tem a oferecer, ele pode querer mais. Deixar esse material disponível a ele no site, por exemplo, ajuda ainda mais no entendimento de que a sua empresa realmente está disposta a ajudar.
Por vezes, tantos termos e estratégias podem não caber no dia a dia da administração da empresa e é por isso que empresas como a Go Biz existem. Ficou interessado nessa estratégia? Entre em contato para conversarmos a respeito. Nos deixe ajudar você a fazer dos leads, clientes!