A coleta de dados é muito importante dentro de um negócio. É por meio dela que as empresas conseguem entender qual o desempenho de suas estratégias e processos. Porém, apenas ter esses dados em mãos não é tão transformador quando mapeá-los e fazer com que eles virem informação relevante para tomadas de decisão. Neste artigo, a Go Biz vai te ajudar a entender como fazer essa coleta de dados e permitir que eles ajudem você a aperfeiçoar o seu negócio. Gostou? Então acompanhe a leitura do artigo.
Essa é uma tarefa que deve ser feita com o auxílio de importantes ferramentas, que vão agrupar um grande número de informações. Mas fique tranquilo, nem todas são pagas. Há muito conteúdo gratuito que você pode consultar.
O Google Analytics, por exemplo, é gratuito e oferece uma série de dados sobre o seu site, como a quantidade de acessos, de onde eles vêm e quais ações os usuários realizam nas páginas. No que se refere às redes sociais, os relatórios das próprias plataformas geram dados de acessos, engajamento, alcance, entre outras informações.
Caso você utilize ferramentas para realizar os posts, elas costumam disponibilizar esse tipo de relatório. Para empresas mais estruturadas, as ferramentas de gestão de vendas e processos também emitem relatórios sobre as informações abastecidas.
Outra maneira de conseguir dados é por meio de pesquisa de mercado, para entender como as pessoas veem sua marca. Isso é possível por meio das tradicionais entrevistas e questionários de satisfação, por exemplo.
Há ainda pesquisas, relatórios e artigos científicos carregados de dados importantes sobre o setor em que você atua, bem como sobre público, tendências, entre outros. De fácil acesso, essa pode ser uma maneira de coletar dados para análises e futuras tomadas de decisão.
Aqui, é importante que os colaboradores entendam a importância dos dados para que possam utilizá-los com frequência. Uma maneira de conseguir isso é por meio de uma estratégia em que todas as tomadas de decisão dentro dos setores sejam embasadas em dados.
Ou seja, condicionar que apenas após a análise dos dados sejam traçadas as ações a serem executadas. Isso garante mudanças mais assertivas, já que terão como foco algo que é concreto e foi constatado pela coleta de dados. Oferecer cursos à equipe para que elas descubram como fazer o correto manejo dos dados também pode ajudar a potencializar ainda mais os resultados. Atente-se apenas à LGPD, para que essas informações estejam em consonância com a legislação.
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