Em praticamente todos os locais que visitamos, nos deparamos com placas de orientação sobre como proceder. Seja no trânsito, com indicativos de “vire” ou “pare”, ou em uma loja, indicando onde ficam os banheiros, por exemplo. No ambiente on-line de empresas, ou seja, sites e redes sociais, também existem essas orientações. Elas são chamadas de call to action. Vamos conferir mais informações?
Mas o que seria exatamente o call to action?
É um mecanismo online que a empresa utiliza para indicar o que ela deseja que o cliente ou visitante de sua página virtual realize. É uma estratégia de marketing que pode direcionar o visitante e incentivá-lo a comprar um produto ou contratar um serviço.
Ações que são realizadas
Veja alguns exemplos de ações que você pode solicitar ao visitante de seu site:
Para chamar a atenção do cliente, esse mecanismo do marketing utiliza de vários elementos, como cores mais vibrantes, verbos no imperativo, como “clique”, mostra algum botão, vibra algum quadro, dentre outros elementos.
Benefícios desse mecanismo para os veículos online da empresa
Esse processo de marketing trabalha alguns pontos com o cliente, primeiro chamando sua atenção, para, em seguida, despertar o interesse por algo importante que a empresa deseja destacar. Além do mais, quanto mais tempo o cliente permanecer no site, mais vantajoso será para empresa, pois significa que ele está interessado nos produtos, em um cadastro, em fazer um orçamento ou em conhecer mais os serviços oferecidos. Isso pode refletir no aumento do número de vendas ou de clientes que desejam adquirir um serviço, sem contar que esses clientes também podem compartilhar com sua rede de amigos seu interesse pela empresa.
Além disso, o call to action faz um processo automatizado, otimizando o tempo dos funcionários da empresa, que, ao invés de preencherem cadastros, conseguem focar sua atenção em outras questões empresariais, como uma reclamação de um cliente ou um problema para se resolver. Por isso, vale a pena que as empresas invistam em um serviço de marketing, que é focado não somente em vender um produto, mas em conquistar o cliente, fidelizando o serviço.