As vendas online já vinham ganhando grande proporção com o passar dos anos, mas com a chegada da pandemia, e a consequente necessidade de permanecer em casa, esse cenário se expandiu além das expectativas. De acordo com o Webshoppers 43, relatório sobre o comércio eletrônico brasileiro, as vendas do e-commerce no Brasil cresceram 41% para R$ 87,4 bilhões em 2020, na comparação com 2019. Agora, permeia sobre o empreendedor a esperança de um mercado aquecido para os próximos anos.
Para o COO da agência de marketing digital Go Biz, Ricardo Domingues, tudo depende de como a empresa se posiciona diante das vendas do e-commerce. “O mercado sempre estará aquecido. As compras e vendas não param, a empresa é que precisa se adaptar ao que o consumidor precisa”, afirmou.
Domingues destaca que para garantir boas vendas no e-commerce, a principal dica é atualizar constantemente os processos, para a cada dia a experiência de compra ser mais completa, rápida e fácil. “É possível aproveitar esse momento e aumentar o ticket médio, porém, também se faz necessário estar preparado para isso”, ponderou a respeito dos dados do Webshoppers 43.
O gestor acredita que o ano de 2020 proporcionou muitos insights que podem ser bem reaproveitados para continuar aumentando as vendas no e-commerce. “Existem várias práticas interessantes para as vendas do e-commerce que são de grande valia para quem busca aumentar os leads, como a divulgação e o bom atendimento”, salientou.
Ainda segundo o relatório, esses dados de vendas no e-commerce foram impulsionados pelo aumento do número de pedidos e pela maior contribuição das compras por telefone celular. “Esse é um grande indicativo de como as empresas devem se comportar daqui pra frente, sempre pensando na otimização da experiência para o usuário”, comentou Domingues.
Em relação a outras práticas para otimizar as vendas no e-commerce, o COO da Go Biz destaca o aperfeiçoamento da loja virtual. “Nem todos se preocupam tanto com a implementação de uma plataforma de e-commerce, o que deveriam, pois, o processo de compra é fundamental na conquista de novos leads”, reforçou. Nesse sentido, ele reforça que existem ferramentas a serem implementadas e aperfeiçoadas que ajudam o consumidor nesse processo. “Funcionalidades de busca, filtro e até mesmo categorização facilitam muito a localização de um item específico, favorecendo a retenção de clientes que sabem exatamente o que querem adquirir”, indicou.
Opções de pagamento e certificado de segurança também estão na lista do COO da Go Biz como boas práticas. “Estar atento a novas maneiras de pagamento como o Pix, por exemplo, pode ser uma vantagem para a empresa, atraindo adeptos desse tipo de pagamento”, acredita. Ricardo também reforça a importância de garantir um ambiente seguro para pagamento, pois essa é um dos principais receios no mundo digital, a segurança dos dados.
Por fim, Domingues também recomenda que, paralelamente à infraestrutura da loja virtual, sejam realizadas ações de marketing digital, a fim de divulgar os produtos oferecidos e captar novos interessados. “Ter um site pronto é importante, mas buscar pessoas que possam se interessar pelo seu produto também é. A combinação de uma boa estrutura com uma divulgação eficaz é o melhor caminho para as vendas do e-commerce”, finaliza.