As empresas bem-sucedidas devem muito de sua sobrevivência ao big data – aqueles trilhões de pontos de dados coletados em suas organizações que podem ser extraídos para insights úteis. Big data ajuda seus líderes a melhorar seus serviços ou produtos. Mas “big data”, disse Pearl Zhu, autor da série de livros Digital Master, “é o ponto de partida, não o fim”.
Para maximizar seu valor, os tomadores de decisão precisam estar cientes de seus desafios, também conhecidos como os 5 Vs. São eles o volume, a sua velocidade exponencial, a sua variedade, a necessidade de verificar e a questão de como extrair valor do seu conteúdo.
Os 5 Vs do Big Data
Compreender os desafios do Big Data e saber quais ferramentas de BI usar para resolver esses problemas pode ajudá-lo a responder a perguntas que antes eram consideradas fora do seu alcance.
Volume
Volume refere-se à quantidade colossal de dados que inunda as organizações. Já passamos da época em que as empresas forneciam seus dados internamente e os armazenavam em servidores locais. Empresas de 15 anos atrás manipulavam terabytes de dados.
Hoje, os dados cresceram para petabytes, senão exabytes de bytes (ou seja, 1.000 a 1 milhão de TB) provenientes de fontes como sistemas de processamento de transações, e-mails, redes sociais, bancos de dados de clientes, capturas de leads de sites, dispositivos de monitoramento e aplicativos móveis.
Exemplo de volume de dados
O Walmart opera aproximadamente 10.500 lojas em 24 países, lidando com mais de 1 milhão de transações de clientes a cada hora. O resultado? O Walmart importa mais de 2,5 petabytes de dados por hora, armazenando-os internamente no que é a maior nuvem privada do mundo.
Velocidade
Big data cresce rapidamente. Considere que, de acordo com Zettaspere, existem cerca de 3.400.000 e-mails, 4.595 SMS, 740.741 mensagens de WhatsApp, quase 69.000 pesquisas no Google, 55.000 postagens no Facebook e 5.700 tweets feitos por minuto.
Há cerca de cinco anos, os cientistas de dados mediam os dados recebidos com processamento em lote computadorizado que lia arquivos grandes e gerava relatórios. Hoje, os processos em lote são incapazes de lidar com o fluxo contínuo de dados em tempo real de um número crescente de fontes.
Mais crítico ainda, os dados envelhecem rapidamente. Como disse o ex-analista estatístico sênior do Walmart, Naveen Peddamail: “Se você não consegue obter insights até analisar suas vendas por uma semana ou um mês, então você perdeu vendas nesse período”.
As empresas competitivas precisam de algumas ferramentas de inteligência de negócios (BI) capazes para tomar decisões oportunas.
Um exemplo de velocidade de dados
Usando sinais de alerta em tempo real, os analistas de vendas do Walmart observaram que um biscoito de Halloween em particular, bastante popular, não estava sendo vendido em duas lojas. Uma rápida investigação mostrou que, devido a um descuido no estoque, esses biscoitos não haviam sido colocados nas prateleiras. Ao receber estes sinais de alerta automatizados, o Walmart conseguiu rapidamente corrigir a situação e salvar suas vendas.
Variedade
Variedade refere-se aos diferentes tipos de dados digitalizados que inundam as organizações e como processar e explorar esses vários tipos de dados para obter insights. Simultaneamente, as organizações obtinham suas informações principalmente de dados estruturados que se encaixavam em bancos de dados internos como o Excel.
Hoje, você também tem informações não estruturadas que escapam ao gerenciamento e vêm em diversas formas, como e-mails, comentários de clientes, SMS, postagens em mídias sociais, dados de sensores, áudio, imagens e vídeos. As empresas lutam para digerir, processar e analisar esse tipo de dados e fazê-lo em tempo real.
Um exemplo de variedade de dados
O Walmart rastreia cada um de seus 145 milhões de consumidores americanos individualmente, resultando em dados acumulados por hora que equivalem a 167 vezes os livros da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. A maior parte disso são dados não estruturados provenientes de seus vídeos, tweets, postagens no Facebook, conversas de call center, imagens de circuito fechado de TV, chamadas e textos de celular e cliques em sites.
Veracidade
A veracidade é indiscutivelmente o fator mais importante de todos os 5 Vs porque serve como premissa para o sucesso do negócio. Você só pode gerar lucro comercial e impactar mudanças com informações completas e corretas.
Os dados só podem ajudar as organizações se estiverem limpos. Isso se for preciso, livre de erros, confiável, consistente, sem viés e completo. Fatores contaminantes incluem:
Dados estatísticos que deturpam as informações de um determinado mercado;
Informações sem sentido que se infiltram e distorcem os dados;
Bugs em software que produzem informações distorcidas;
Vulnerabilidades de software que podem fazer com que pessoas mal-intencionadas invadam e sequestrem dados;
Agentes humanos que cometem erros na leitura, processamento ou análise de dados, resultando em informações incorretas;
Valor
Big data é a nova vantagem competitiva. Mas, isso é apenas se você converter suas informações em insights úteis.
Os usuários podem capturar valor desses dados por meio de:
Tornar as informações corporativas transparentes para a confiança;
Tomar melhores decisões de gerenciamento coletando informações de desempenho mais precisas e detalhadas em seus negócios;
Ajustar seus produtos ou serviços para clientes segmentados de forma restrita;
Minimizando riscos e descobrindo insights ocultos;
Desenvolvendo a próxima geração de produtos e serviços;
Usando ferramentas de gerenciamento de Big Data para otimizar os 5 V’s
Empresas experientes usam ferramentas robustas de gerenciamento de big data para maximizar o valor de seus big data. Ferramentas ajudam as empresas a armazenar dados massivos, limpá-los e processá-los rapidamente em tempo real. Essas ferramentas de gerenciamento de dados também ajudam os líderes a lidar com dados não estruturados e extrair insights para beneficiar suas empresas.
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