O metaverso já é uma realidade no mercado global e cada vez uma maneira a qual as pessoas irão se conectar de forma imersiva.
Entenda esse conceito e qual a relação dele com o marketing.
Para uma compreensão melhor, é importante entender o significado da palavra metaverso, uma palavra já conhecida no mundo da tecnologia, sendo “meta” (além de) e “verso” (universo).
Pela definição óbvia, o metaverso é algo que vai além, não se limitando a um espaço de uma única dimensão. Essa realidade é a fusão entre universo físico e o digital, com experiências de caráter imersivas e interativas. Engana-se quem acha que o multiverso é composto apenas de avatares e componentes virtuais, pelo contrário, é a integração de pessoas reais, proporcionando sensações em outra dimensão feita com base no mundo real.
Já pensou estar dentro de um lugar sem sair de casa? Trabalhar, ir a shows, viajar? Tudo isso é a intenção do metaverso, de promover experiências como essas, reais e até então inimagináveis.
Essa nova tecnologia tem se fortalecido cada vez mais no mundo corporativo, com empresas como a Meta, que entre 2021 e 2022, investiu cerca de 15 bilhões de dólares nessa nova tecnologia.
O crescimento desse mercado abre a oportunidade para a construção de uma nova linha de comunicação com o intuito de atingir esse novo público-alvo. Para o mercado do marketing não é diferente, conforme o metaverso toma mais espaço no mercado, os profissionais buscam também crescer junto.
Mesmo se tratando de um conceito novo para muitos, o metaverso já é uma realidade dentro de diversas empresas onde ações já são colocadas em prática.
Algumas das grandes companhias, como a Microsoft, já vem desenvolvendo testes para aplicação do metaverso no mundo corporativo, como salas de workrooms com reuniões no ambiente virtual em tempo real.
Grifes renomadas como Gucci, Burberry já apostam na criação de linhas virtuais e recentemente a Balenciaga, fez uma parceria com o jogo Fornite, visando divulgar sua coleção de roupas para um segmento de público diferenciado.
O McDonald`s também resolveu adotar estratégicas para acessar o metaverso e se aproximar de seu público. O restaurante recriou sua loja dentro do jogo Minecraft e o IFood já permite que o jogador de GTA seja um entregador e ganhe dinheiro virtual.
As oportunidades no mundo do metaverso são inúmeras, assim como os desafios. As empresas de marketing podem e devem aproveitar dessa nova tecnologia para gerar experiência ao cliente.
Por ser interativo, as empresas podem construir um relacionamento de longo prazo com o seu público-alvo. Campanhas baseadas em jogos e eventos são uma chance de construir um elo entre as marcas e clientes. A oferta de uma experiência imersiva e de usuários mais ativos e presentes o tempo todo.
O marketing digital no metaverso é um tópico recente e em alta, voltar os olhos para algo tão novo, mas tão latente no desejo do consumidor pode ajudar a levar a marca ao estrelato, com uma grande ideia inovadora e significativa.
Depois da pandemia, as marcas já perceberam as oportunidades e potência das lojas virtuais, com o metaverso esse meio de venda se potencializa. Devido à comodidade, as lojas virtuais têm um grande potencial de reter esses consumidores em sua dimensão, melhor ainda se essa experiência for completa, por exemplo, poder experimentar uma roupa online.
Portanto, existe uma chance maior de convencê-los a comprar. Assim, o marketing de engajamento é um dos tipos de ação digital que tem uma ampla oportunidade neste domínio.
O metaverso traz uma oportunidade nova de coletar dados e entender o comportamento do usuário. Através de sistemas de realidade aumentada e virtual, as empresas conseguem medir o engajamento à medida que o cliente passa um tempo observando ou mesmo experimentando itens no metaverso, as marcas ganham informações de forma orgânica e em tempo real sobre suas preferências e consumo.
“As dimensões virtuais são significativas para profissionais de marketing devido a sua escala. Para criar uma experiência singular e imersiva de relevância para sua marca será necessário ter um apelo, principalmente se quer ter presença neste ambiente imersivo.” comenta Ricardo Domingues, CCO da Go Biz.