As métricas são fundamentais no marketing digital para entender os resultados das ações. Várias delas são usualmente aplicadas pelos gestores, mas algumas nem tanto, embora necessárias. No artigo de hoje você entende o que é LTV e porque é importante que sua empresa se preocupe com isso!
Leia o artigo até o final e descubra não só a fórmula para calcular, como também insights para otimizar o seu LTV e gerar ainda mais resultado.
O lifetime value (LTV) nada mais é que uma métrica que vai determinar o valor de um cliente para a empresa. Por meio dela é possível trazer mais rendimento ao negócio, já que será possível quantificar o valor necessário de investimento para alcançar novos clientes.
O LTV não é definitivo e pode sofrer variações conforme as estratégias de negócio da empresa são modificadas. Por isso, fique sempre atento ao número e refaça o cálculo quando for necessário.
É importante que você saiba que o cálculo está sujeito ao monitoramento do comportamento do cliente durante um período considerável, ou seja, pelo tempo médico em que ele se relaciona com a empresa.
Esse é um tipo de métrica mais clara para quem trabalha com a venda de serviços, já que o monitoramento do cliente deve ocorrer desde a primeira compra até o fim do contrato, por exemplo.
Essa é mais uma métrica para trazer lucratividade para o negócio e insights para a empresa otimizar seus serviços e pensar na melhor maneira de investir na empresa.
CAC, ROI e ROAS, Pedidos de orçamento, Recorrência de compra, Ticket médio, Quantidade de vendas e Renovações de contrato são exemplos de métricas fundamentais a serem analisadas para a sobrevivência de um negócio. Algumas, inclusive, são utilizadas para o cálculo do LTV.
Assim, entre as vantagens de contar com o LTV está a tomada de decisão mais assertiva. Além disso, também é possível definir as novas ações táticas para aumentar as vendas ou fidelizar clientes.
Para calcular o LTV é preciso ter em mãos:
A fórmula para calcular o valor de um cliente para a empresa é:
Tempo médio de relacionamento com os clientes X Ticket médio X Número de vezes que a compra se repete durante o ano. O resultado será o seu LTV.
O ideal é que o LTV seja superior ao CAC. Isso indicará que o seu negócio está trilhando o caminho correto.
Aumentar o LTV está diretamente relacionado ao aumento das vendas e do tempo de relacionamento do cliente com a empresa. Portanto, para melhorar o indicador é possível criar programas de fidelidade, melhorar o atendimento e contratar empresas especializadas em marketing e vendas como a Go Biz.
Somos experts em fazer o seu negócio prosperar e podemos ajudar você a melhorar as métricas e o lucro da empresa. Ficou interessado? Não deixe de entrar em contato!