A busca pela otimização da experiência do cliente tem sido o foco de milhares de empresas nos últimos anos. Especialmente após a pandemia, momento em que as facilidades determinaram as compras, os negócios de diferentes ramos precisaram se reinventar. Outros, por sua vez, aprimoraram suas estratégias ainda embrionárias. A sigla UX, que significa User Experience, tem se mostrado bastante promissora para o e-commerce e uma chave para o aumento das vendas.
O CEO da agência de marketing digital e implementação de e-commerce Go Biz explica que a experiência do usuário durante a compra deve ser criteriosamente levada em consideração. “Se um cliente não conseguir localizar o item que deseja no site, ter dificuldade com o carregamento das páginas ou ainda se deparar com um checkout difícil, as chances da fidelização são muito pequenas”, disse Ricardo Domingues.
Segundo o especialista, o investimento em UX vai do conteúdo à interface. “Quando falamos em User Experience queremos ressaltar a importância de facilitar, de todas as formas, o processo de compra. Para isso, a rapidez e a facilidade da disposição das informações são muito importantes, mas o conteúdo não pode ser deixado de lado”, ponderou o empresário.
Domingues argumenta que até mesmo as melhores estratégias de marketing podem não trazer o resultado esperado se a UX não estiver em conformidade. “É natural que sejamos atraídos por vários conteúdos todos os dias. Porém, a partir do momento em que o usuário se dispõe a dar um próximo passo, como acessar o e-commerce, qualquer dificuldade encontrada pode o fazer desistir. Ou seja, todo o esforço com o marketing digital pode ter sido em vão”, alertou o CEO da Go Biz.
As estratégias e ações de marketing digital são essenciais para a sobrevivência de um negócio. Para Ricardo Domingues, independentemente do tamanho da empresa, é fundamental buscar maneiras de oferecer a melhor experiência. “Nem toda empresa, especialmente na fase inicial, tem condições de fazer grandes investimentos em UX. Mas é extremamente importante cuidar da escrita e um primeiro passo é investir em microcopy”, destacou.
Por fim, o empresário lembrou que o momento é agora. “Algumas empresas ficam esperando a data perfeita para as tomadas de decisão, enquanto esse tempo perdido está declinando o faturamento do negócio. Começar imediatamente, mesmo que com atitudes simples, vai mudar completamente o jogo”, finalizou Ricardo Domingues.