Estamos no mês da Black Friday, uma das mais importantes datas para o varejo. Em um ano atípico por conta da pandemia, milhares de pessoas que ainda não eram amantes das compras online tiveram que se render, após a determinação do distanciamento social. E essa pode ser considerada uma ótima porta de entrada para as vendas do e-commerce. Pensando nisso, a Go Biz preparou algumas dicas importantes para ajuda você a vender mais e aproveitar esse aumento de leads.
Em 2019, o varejo online brasileiro faturou R$ 3,2 bilhões na Black Friday 2019 (quinta e sexta-feira), segundo dados da Ebit|Nielsen, referência na mensuração de dados de comércio online no Brasil. De acordo com as análises, o número foi 23,6% maior ao registrado no mesmo período do evento em 2018, quando as vendas totalizaram R$ 2,6 bilhões.
A adaptação às compras online por parte do consumidor é um dos fatores que ajudam a explicar esse movimento, bem como a melhoria nas estruturas das lojas virtuais, favorecendo compras mais seguras. Dado o longo período de distanciamento social imposto pela pandemia, o consumo online se tornou comum e passou a fazer parte da rotina das pessoas. Isso aponta para uma expectativa ainda maior para a Black Friday deste ano.
Mais que observar os dados gerais do varejo online, para ter êxito na campanha é fundamental fazer uma análise de como foi a Black Friday 2019 na sua empresa. Elencar os pontos positivos e negativos é o primeiro passo para oferecer um serviço ainda melhor para os clientes. A dica é manter as estratégias que deram certo, sempre buscando seu aprimoramento, e mexer nas que não surtiram o efeito esperado.
Para quem participará pela primeira vez, a recomendação é testar. Existe uma série de estratégias que podem ser utilizadas para ajudar a vender mais na Black Friday e a Go Biz pode ajudar.
Depois de traçadas as estratégias a serem utilizadas é hora de garantir que a estrutura do e-commerce seja capaz de suportar o fluxo de clientes que irão acessar o site no dia. Uma ideia é avaliar aumentar o plano de hospedagem, ao menos para este período. Isso evita que o sistema seja sobrecarregado e que a compra não chegue à finalização. Lembrando que com tamanha diversidade de opções, o cliente busca realmente um bom atendimento. O contrário disso pode fazer com que ele desista e não volte mais.
Por falar em atendimento, este é o próximo ponto que a Go Biz faz questão de mencionar. Oferecer um suporte de SAC pode ajudar as pessoas a finalizarem a compra em casos de intercorrências. Além de demonstrar segurança e responsabilidade com o cliente. Embora os chatbots sejam muito interessantes, especialmente durante a Black Friday destine alguns colaboradores a realizarem este serviço.
Como está o seu estoque? De nada adianta fazer uma série de ofertas se não há produtos para vender. Estratégias voltadas à Black Friday dão muito resultado, mas precisam atender à demanda. Por mais que consiga captar leads para a sua loja, se o estoque do que está em promoção for muito pequeno haverá uma frustração e a campanha pode fracassar. Ou ainda vender e não conseguir entregar de acordo com o indicado previamente pode gerar um grande descontentamento no cliente.
Há quem use alguns produtos como chamariz para que os leads conheçam a loja virtual e se interessem por outros itens. Porém, a premissa é sempre respeitar a oferta e ter um estoque razoável.
Por fim, a Go Biz orienta que sejam feitas promoções verdadeiras e realmente atrativas para os clientes. Muitos têm receio de comprar durante a Black Friday justamente pelas fraudes aplicadas. Porém, esta data é propícia para vender mais com honestidade e responsabilidade. Faça deste momento uma verdadeira oportunidade de rentabilidade!
Aliar o aumento do consumo online por conta do distanciamento social a estratégias assertivas garantem um excelente desempenho na Black Friday. Precisa de ajuda nesta reta final? Entre em contato com a Go Biz. Receba bem os seus clientes e venda mais!