Já ouviu falar de podcast? Se você é antenado no mundo do marketing ou então é um amante do rádio, certamente já se deixou levar pelas ondas de um podcast. Os programas em áudio viraram tendência nas estratégias já faz um tempo, mas em 2019 houve um aumento considerável de audiência. De acordo com levantamento do Deezer, o crescimento de alcance da mídia cresceu 67% no Brasil no ano passado. Esse é o tema do artigo de hoje da Go Biz, justamente porque no próximo dia 21 de outubro é celebrado o Dia do Podcast!
Os podcasts são programas muito similares aos de rádio, com a diferença de serem disponibilizados na internet. E que ótima sacada! Em uma era de pessoas conectadas, oferecer um serviço exclusivo desse meio, mas em uma modalidade em que você não precisa estar com a atenção totalmente voltada apenas para ela é uma ideia genial. Para facilitar ainda mais e banir do vocabulário frases como “não deu tempo”, há muitos podcasts disponíveis em serviços de streaming de música, como Spotfy e Deezer. Ou seja, entre uma música e outra ou mesmo durante o percurso até o trabalho é possível adquirir conhecimento.
Como qualquer outra estratégia de marketing, o podcast tem um objetivo, o de fortalecer a empresa por meio de oferecimento de conteúdo gratuito, rico e de qualidade. Ninguém vai escutar em um podcast coisas do tipo “compre aqui” ou “solicite um orçamento”. Esse tipo de estratégia deve ser utilizada em outros meios como nas redes sociais ou no próprio site, por exemplo, que aliada a outras técnicas pode trazer um resultado bem satisfatório. Da mesma forma que um programa de rádio, o podcast deve formar, ensinar e agregar, muito mais do que vender.
O Show me the ROI produzido pela Resultados Digitais, destinado aos parceiros do RD Station, traz convidados experts nos temas de Marketing, Business/Gestão para agências, CS e Vendas para falar a respeito das tendências e de como otimizar as ações de marketing com a RD. Com áudios que duram cerca de 40 minutos, ele traz muitos insights bacanas para quem quer aprofundar suas estratégias. Para ouvir, acesse no site ou no Spotfy!
A consultora de marketing digital, Camila Renaux, também aderiu a essa modalidade para ficar ainda mais próxima de seus seguidores. Baseado em dúvidas do setor que chegam até ela todos os dias, os áudios também discutem temas importantes de mercado. Diferente do podcast da RD, os áudios são bastante informativos, mas curtos, com duração de aproximadamente 10 minutos. Basicamente, se trata da versão em áudio dos vídeos por ela produzidos, seu grande trunfo. Para acessar, acesse o Spotfy ou o Apple Podcasts e se joga!
Para tornarmos esse conteúdo ainda mais interessante para você, além das dicas concretas de podcasts, a Go Biz traz uma análise de como eles podem ajudar você a estruturar uma estratégia com essa ferramenta. No caso da RD, a sacada é fazer algo voltado aos parceiros. Embora qualquer pessoa possa ouvir, trazer como premissa a característica da exclusividade é uma ótima estratégia para aproximar e fidelizar seus clientes. Para você que gostou dessa ideia, tente oferecer um conteúdo que ajude o cliente a usar seu produto ou serviço, por exemplo.
A Camila Renaux utiliza basicamente o áudio dos seus vídeos como podcast. Isso é errado? Não, mas sim uma forma de se fazer presente em um meio a mais. E você também pode usar essa estratégia. Porém, é importante lembrar que no caso da Camila, o áudio é perfeitamente adaptável. De nada adianta você fazer isso com um vídeo em que o conteúdo visual é necessário para complementar o que está sendo dito. O podcast precisa se bastar e ser dito de forma clara, de preferência com um vocabulário fácil de entender. Se seu vídeo atende a esses requisitos, essa é mais uma forma de trazer o podcast para sua realidade sem exigir muitos esforços.
Gostou das dicas? Esperamos que esse conteúdo ajude você a conquistar ainda mais clientes e a explorar novas possibilidades dentro do marketing digital!