O isolamento social, em consequência da pandemia do coronavírus provocou um grande aumento nas transações feitas por e-commerce.
Muitos desses consumidores estão fazendo suas primeiras compras pela internet, por isso é importante que tenham uma boa experiência. Oferecer um bom atendimento é fundamental para fidelizar e atrair novos clientes, cada vez mais exigentes.
O perfil do novo consumidor mudou. A transformação digital trouxe muito mais dinamismo ao processo de vendas, por isso, as pessoas querem receber informações com mais velocidade. Seja uma dúvida em relação ao produto ou a resolução de um problema no pós-venda, não importa. Caso você não o atenda da melhor forma, vai perder espaço para os concorrentes.
Antes mesmo de realizar uma compra, é normal o cliente ter dúvidas. Caso ele tenha dificuldades para solucionar os seus problemas, as chances de sair do seu e-commerce são grandes. Por isso, as informações de contato devem estar bem visíveis e claras.
Nada de disponibilizar somente um telefone ou um e-mail de contato. Elas podem e devem estar entre os meios de atendimento, mas não os únicos. Chats online e redes sociais são excelentes formas de relacionamento com o cliente. Assim, ele vai sentir que sua empresa realmente se preocupa com ele.
Essa é uma das práticas que vai fazer a diferença para o seu e-commerce. Disponibilizar múltiplos meios de atendimento vai trazer mais praticidade ao consumidor, além de aumentar as vendas.
É importante que esses canais de comunicação estejam integrados e pratiquem a mesma linguagem.
Com a tecnologia atual, uma pessoa só consegue operar ao mesmo tempo um atendimento por chat, e-mail e redes sociais. Isso representa também mais economia para o empresário, com menos necessidade de mão de obra.
O FAQ é uma forma eficiente, mas ao mesmo tempo, bem simples de atendimento. Ele é uma relação das perguntas mais comuns feitas pelos consumidores já com as respostas disponibilizadas no site.
Os FAQs devem ser bem completos e estar constantemente atualizados. Isso reduz o número de atendimento nos outros canais e traz mais agilidade às informações procuradas pelos clientes.
Um bom atendimento no pós-venda é tão importante quanto no momento da pré-venda e da venda em si. Um cliente insatisfeito, além de não voltar mais a sua loja, influencia outros. Isso porque uma informação dissemina-se rapidamente pelas redes sociais nos tempos atuais.
Por isso, certifique-se de prestar o melhor atendimento possível quando algum cliente tiver um problema. Isso vai fortalecer o relacionamento e gerar mais confiança entre as partes. Na hora de indicar a sua empresa para amigos e familiares, esse cliente só vai poder falar bem dos seus serviços.
A melhor pessoa para avaliar a experiência de compra é o próprio cliente. Com base nas opiniões e sugestões deles, sua empresa tem condições de mensurar o que deu certo e os pontos a serem melhorados.
Portanto, um e-commerce de sucesso deve proporcionar uma jornada de compra excelente para satisfazer as necessidades do consumidor do mundo digital.