As mídias sociais já se configuram como uma parte imprescindível da estratégia digital de qualquer negócio. E você, como gestor, provavelmente já iniciou contas para sua empresa nas principais plataformas ou, se ainda não o fez, deve estar se preparando para isso.
Neste contexto, você tem duas opções: ser o seu próprio social media ou investir no trabalho de um profissional. Pensando nisso, criamos este artigo para lhe ajudar nesta importante decisão.
As redes sociais assumiram um importante papel como canal de comunicação entre empresas e clientes. Mais do que isso, sua versatilidade permite que elas sirvam como vitrine, espaço promocional e meio de troca de informações direta.
Inclusive, elas são parte da realidade que possibilitou uma reformatação comunicacional de muitos negócios, aproximando consumidor e fornecedor de uma maneira sem precedentes. E este fenômeno propiciou às empresas incríveis oportunidades de crescimento e de fazer novos negócios.
O nível de aproximação entre os seus consumidores e seu time de atendimento, por meio de mensagens diretas, menções e comentários possibilita uma compreensão mais aprofundada das dores do cliente. Tal fato, em última análise, contribui para o desenvolvimento de serviços e produtos melhores, aumentando, inclusive, a competitividade do seu negócio no mercado.
Mas para que você possa desfrutar de todos estes benefícios, é necessário realizar um trabalho bem estruturado nas mídias sociais.
Por mais que pareça muito simples, o trabalho de social media envolve uma ampla gama de atividades. E é verdade: algumas delas requerem alto nível de especialização, uma vez que o serviço vai muito além de postar ocasionalmente na página.
Veja algumas das atividades que devem ser feitas regularmente para a manutenção de uma página atraente e que traga bons retornos:
E, por trás destas tarefas, há outras funções importantes, desde a curadoria de conteúdos relevantes para o público-alvo, passando pelo desenvolvimento de um tom de voz adequado até chegar à segmentação correta do público-alvo para os anúncios.
Como se não bastasse, a frequência de postagem e o planejamento da distribuição de conteúdo também são fatores importantes para uma utilização eficaz das mídias sociais.
Cabe também notar que não basta estar em todas as redes, é fundamental determinar quais são os canais corretos, mais apropriados para o seu negócio.
Assim, a pessoa mais indicada para definir todos estes aspectos é o profissional de social media. Sua expertise tem o potencial de ampliar o ROI (Retorno Sobre o Investimento) de sua empresa e de posicionar adequadamente sua imagem, sem mencionar que você ficar liberado e terá tempo para focar em outras atividades importantes.