O marketing como ferramenta para impulsionar os mais variados tipos de negócio não é novidade. Foi sempre por meio dele que as empresas conseguiam agregar valor aos seus produtos e apresentá-lo ao cliente, fazendo o capital girar. Mas a grande proporção que as redes tomaram fez com que essa propaganda precisasse se adaptar. A partir de então, surge o marketing digital, importante serviço que coloca a empresa em evidência onde o consumidor está: na internet. Porém, as mudanças nesse universo ocorrem a cada segundo e por isso, as ações precisam estar em constante movimento também. Nesse sentido, o uso da tecnologia, em especial da Internet das Coisas (IoT), em favor do marketing, tem crescido consideravelmente e a tendência é aumentar ainda mais.
Atualmente, o profissional de marketing digital não tem como fugir do uso das novas tecnologias. É necessário renovar as estratégias tradicionais para atender à demanda e à expectativa do público que está cada vez mais exigente. Como nem todas as empresas exploram o uso da IoT, este pode ser um diferencial para aumentar a cartela de clientes. A agência de marketing digital, Go Biz, acredita que estar atento às possibilidades de inovação é uma maneira de pensar em serviços diferenciados e mais eficientes. “Seja para garantir a organização interna da agência ou para mensurar resultados das campanhas dos clientes, a IoT tem muito a contribuir e está mais do que na hora das agências começarem a pensar nisso”, afirma.
Grande parte das conexões hoje em dia vêm dos smartphones, o que favorece o uso da Internet das Coisas, interconexão digital de objetos cotidianos com a internet. Para se ter noção de tamanha relevância, o Diário Oficial da União publicou em junho de 2019, o decreto presidencial que trata sobre o Plano Nacional de Internet das Coisas. Seu principal objetivo, é assegurar maior espaço à IoT no Brasil, o que permitirá o desenvolvimento de novas tecnologias. “Esse é mais um indício de que essa tecnologia tem muito a ser explorada e se utilizada de maneira inteligente pode tornar o marketing digital ainda mais forte”, explica a Go Biz.
A ligação entre o marketing digital e a IoT pode potencializar os resultados. Da mesma maneira que os leads vêm a partir de demandas buscadas na internet, é preciso pensar que em pouco tempo eles podem vir também do exato momento em que o cliente precisou daquele produto ou serviço. Isso significa que ao faltar uma peça no guarda-roupa, instantaneamente será possível adquiri-la em um e-commerce. Outra forma de usar a IoT, que já vem sendo explorada há algum tempo, é por meio da combinação com o machine learning, melhorando a experiência do cliente nos chats de atendimento.
A agência de marketing digital, Go Biz, finaliza que embora o uso da IoT seja muito promissor, os cuidados para a proteção de dados pessoais devem continuar. “Zelar pelos dados coletados dos clientes é fundamental. Se ele confiou os dados a você, é sua responsabilidade fazer com que eles sejam mantidos em sigilo, de acordo com as políticas de privacidade previamente definidas”.