Uma das estratégias de marketing digital que proporcionam mais visibilidade a determinado site é o link building, pois é uma das principais formas de conquistar autoridade para seu domínio (domain authority), fornecendo assim relevância junto aos resultados de pesquisa do Google. Caso você ainda não realize esse trabalho é hora de pensar mais na estrutura do marketing de conteúdo, pois eles são muito importantes e capazes de trazer mais leads.
Como você já deve saber, o trabalho de link building consiste em conquistar novos links que direcionem para o seu site, aumentando assim a relevância de seu domínio junto ao Google. Porém, é primordial que esses links sejam provenientes de sites, portais ou blogs já bem ranqueados. Para saber qualificar esses sites existem ferramentas específicas, como o SEM RUSH, que auxiliam na pesquisa. Outro ponto que impacta bastante nos resultados é a conquista de links que não sejam apenas links em banners ou palavras-chave isoladas, a criação de releases e artigos é uma das formas de criar um texto âncora que seja relevante e possa direcionar para alguma página de seu site ou blog, complementado o assunto ou oferecendo alguma solução relacionada.
Para ajudar ainda mais, a Go Biz traz algumas das estratégias de link building que costuma utilizar com seus clientes:
Fique de olho na concorrência
Se seus concorrentes estão bem posicionados é bem provável que eles já tenham conquistados links relevantes, então vale utilizar ferramentas, como o SEM RUSH, que realizam essa análise e te mostram quais são esses links.
Links Quebrados
Quando você trabalha com uma marca que já possui algum posicionamento no mercado é muito comum encontrar menções com links direcionando para seu site que estão com urls incorretas, ou que não existem mais. Por isso, existem ferramentas, como a ahrefs, que podem auxiliar nessa pesquisa, em seguida, basta entrar em contato e solicitar a correção. Outra forma interessante é encontrar links quebrados que direcionam para outros sites, que não o seu, e criar um conteúdo que possa ser relevante.
Distribuição de Releases
Essa estratégia pode ajudá-lo a conquistar visibilidade para seus releases, porém é muito importante ter cuidado na hora de encontrar parceiros que oferecem esse serviço, alguns deles possuem uma rede de sites não muito bem ranqueados e até portais com baixíssima credibilidade. Porém, utilizando parceiros que sejam profissionais, vale investir nessa ideia.
Agrupamentos de Links
Uma das melhores formas de conquistar parceiros sempre foi o bom e velho networking e você pode fazer isso apenas criando artigos em seu blog. Basta criar links que direcionem para sites relevantes, mostrando que você tem consideração por eles, pois a lei da reciprocidade funciona muito bem nessa hora. Depois tire um tempo para entrar em contato com esses sites e tente ganhar um link de volta para seu blog/site. Artigos que funcionam muito bem nessa hora são os famosos “Conheça os 50 melhores sites para…”, “Saiba quais o 10 melhores blogs para acompanhar…”