Quando você está com uma dúvida, qual a sua primeira ação para encontrar uma resposta confiável? E quando precisa encontrar uma empresa especializada em algum serviço? Ler os classificados ou pesquisar no Google? Se a sua resposta para ambas perguntas foi a pesquisa no Google, você não está sozinho. De acordo com o Trust Barometer, 63% das pessoas indicam ter maior confiança na busca online, enquanto 57% confiavam nas mídias tradicionais. Tamanha credibilidade é a responsável pelas mais de 2 trilhões de buscas por ano no Google. Consequentemente, se a maior parte do público está nesta mídia e confia nela, as empresas devem investir neste espaço, e para isso existem duas formas. O primeiro e mais conhecido é o Google Adwords, nos quais as empresas pagam um valor ao Google e de acordo com as palavras pesquisadas pelo público, aparecem em destaque na página. Já a outra opção é a busca orgânica, e é aí que o trabalho se torna mais complicado, visto que a competição é bem maior. Conhecido como SEO (search enginer optimization), este trabalho é fundamental para que sua empresa ganhe relevância nas pesquisas. Conheça um pouco mais.
O SEO é um conjunto de técnicas, estratégias e boas práticas que você deve adotar em seu site para melhorar a posição da sua empresa no ranking dos sites de busca, o tornando mais visível quando um usuário faz a pesquisa por um termo relacionado ao seu produto ou serviço. O SEO não pode ser definido como publicidade, porque você não paga para o Google ou qualquer outro mecanismo de busca, para aparecer nos resultados orgânicos. Este é um trabalho que será realizado em seu site para torná-lo mais interessante de acordo com os padrões dos buscadores. Investir em SEO é mais barato e traz mais resultados no longo prazo do que apostar apenas em mídia paga, tanto que esta estratégia já é utilizada 70% das empresas, de acordo com a pesquisa Content Trends 2016.
Para que sua empresa tenha destaque nos resultados de busca, o seu site precisa ter bem trabalhado três elementos: tecnologia, conteúdo e relevância. Esses fatores são importantes para os robôs de busca do Google e são eles que irão definir o seu posicionamento. Quando você pesquisa por um termo, não está o procurando na internet, mas sim no índice de páginas do Google e através de um robô de busca denominado crawler, o buscador navega entre as páginas disponíveis, identifica as mais relevantes e as classifica, apresentando ao usuário está categorização. Com um bom projeto de SEO rodando no seu site, sua empresa será encontrada com mais facilidade na internet, melhorando os resultados e reconhecimento da sua marca.
Em seu projeto de SEO, o primeiro item que merece atenção é a tecnologia, pois o software do Google deve conseguir acessar e compreender o conteúdo do site. Investir em conteúdo de qualidade e alta relevância, de nada adiantará se o seu site tiver erros como links quebrados e páginas sem conteúdo. O conteúdo deve representar bem o que é a sua empresa e seu produto, se você tem uma indústria alimentícia, fale sobre o tema em sua página e se torne referência para os seus consumidores. Quanto a relevância, o Google analisa qual o relacionamento do seu site com os outros, quantidade de links externos e menções em site de referência aumentam sua credibilidade.
Pode parecer simples, mas alcançar uma boa performance de SEO é um trabalho árduo e demorado, os resultados não aparecem do dia para a noite e nunca dependerá 100% da empresa. É preciso conhecer a parte técnica, produzir um bom conteúdo, criar relacionamentos com outros sites para melhorar suas posições numa lista de palavras, otimizar o seu site, etc. Somente profissionais capacitados, atualizados e que realmente entendam sobre SEO podem conquistar bons resultados. A Go Biz, agência de Marketing Digital, com mais de 10 anos de experiência, oferece aos seus clientes projetos realmente eficientes e com bons resultado. Entre em contato e agende uma reunião.