Utilizado para atrair mais tráfego e conquistar uma melhor posição nos motores de busca, o SEO (search engine optimization) possui diversos princípios que adotados na criação de artigos, blogs e outros conteúdos para web otimizam o seu site e dão destaque para a sua marca nas pesquisas. Uma das principais regras para um bom conteúdo de SEO é o keyword density (densidade de palavra-chave), este termo é utilizado para falar sobre o número de vezes que uma palavra-chave aparece em um artigo, blog ou página. Quer saber mais sobre o keyword density? Confira abaixo o artigo que a Go Biz preparou para você sobre o tema.
Nos anos 90, os mecanismos de busca na internet eram novidade e os criadores de conteúdos para web, identificaram que a repetição de palavras-chaves em uma página, seja de forma visível ou no código fonte, era uma forma de “enganar” o buscador e posicionar bem o site nas pesquisas. Após algum tempo, a prática se tornou mais conhecida e os desenvolvedores começaram a abusar das palavras-chaves, as repetindo dezenas ou centenas de vezes, com a finalidade posicionar o site em primeiro lugar nas buscas. Percebendo a prática abusiva, os robôs de busca foram alterados pelos buscadores e começaram a identificar esta atividade como keyword stuffing. Atualmente, além de ignorar as repetições excessivas de palavras-chaves no texto e no código-fonte das páginas, os mecanismos de busca punem os sites que o fazem com a queda de posições nos resultados da busca.
Mas então o uso de palavras-chaves perdeu o valor na otimização de sites? Não, mas existem limites na utilização destas. Os buscadores não se posicionam oficialmente sobre qual a keyword density ideal para a criação de conteúdo, porém há um consenso entre os especialistas em SEO que afirmam que a keyword density deve ficar entre 1% e 3%. Por exemplo, se você tem uma página com 300 palavras, incluindo títulos, legendas e outros conteúdos, e a sua palavra-chave é encontrada seis vezes, a sua keyword density é de 3%, então o seu texto será levado em consideração nas pesquisas por não se enquadrar no keyword stuffing e ainda tem grandes chances de se destacar entre os demais. Para descobrir com facilidade a keyword density do seu conteúdo divida o número de palavras-chave pelo número total de palavras e multiplique por 100.
No momento de desenvolver o seu conteúdo fique atento as palavras chaves e evite os extremos, não exagere na quantidade, mas também não ignore completamente a importância das palavras-chaves. De toda forma, não se preocupe apenas com a keyword density, foque em escrever um bom conteúdo, que atraia o seu público e insira as palavras de forma natural, não force a barra. Pense no leitor e não nos robôs de busca, até porque a qualidade do conteúdo, resposta dos leitores, compartilhamento em outros sites, redes sociais, CTR gerado, entre outros, influenciam no resultado da busca. Por isso é impossível seguir uma fórmula técnica ideal na criação de conteúdo, a qualidade é fator decisivo.
O seu site deve ser bom tanto para leitor quanto para o Google, para isso confie a sua criação e o desenvolvimento do trabalho de SEO nas mãos de quem entende. A Go Biz, marketing digital, possui mais de 10 anos de experiência com criação de conteúdo web. Entre em contato e solicite um orçamento.