Em 2017, 75% do uso de internet será através de dispositivos móveis, de acordo com pesquisa realizada pela agência de publicidade francesa Zenith. O crescimento do mobile no Brasil é uma incrível realidade, os smartphones e tablets estão cada vez mais presentes nas nossas rotinas e se tornaram extensões dos nossos corpos ao garantirem mais praticidade em diversas tarefas. Com esta tendência de acesso à internet através de dispositivos móveis, não é mais lógico que os sites devem ser otimizados para essas plataformas? É dessa necessidade que surgiu o conceito Mobile First. Criado por Luke Wroblewski (Diretor de Produto do Google), o termo propõe que os sites sejam criados previamente para mobile e depois ajustado para desktops. Confira os benefícios:
PRATICIDADE
Quando os sites são desenvolvidos para desktop, a versão mobile necessita de diversas alterações e adequações dos elementos para que todas as funções e informações caibam na tela do celular. É comum que itens sejam removidos para que o site se adapte a nova plataforma. Porém quando um site é desenvolvido pensando em dispositivos móveis, é muito mais fácil adaptá-lo a telas maiores dos desktops. Preocupações com arquitetura de informação, usabilidade e acessibilidade acontecem somente para redimensioná-las, o excesso de informações não será um problema.
USABILIDADE
“O mobile não deixa espaço para nenhum conteúdo de relevância duvidosa. Você precisa saber o que realmente importa. Para fazer isso, você precisa conhecer bem os seus usuários e o seu mercado.” – Luke Wroblewski
Esta citação resume a importância da usabilidade do seu site, o usuário não quer entrar em uma página e encontrar milhares de informações que não o direcione ao mais importante. Perdido, ele não compra seu produto e também não retorna ao site. Quando se planeja um site mobile first, os programadores não pensam em elementos desnecessários ou estranhos, pois não há espaço suficiente para isso. Somente as funções e informações essenciais são colocadas na página, gerando uma experiência rápida e intuitiva para os usuários.
MOBILE CRESCE CADA VEZ MAIS
Segundo a 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), a projeção de número de smartphones em 2018 é de 236 milhões no Brasil. Com mais smartphones e tablets em mãos, o número de usuários que fazem compras pelo mobile só cresce, o que movimenta o e-commerce brasileiro.
MAIOR INTERATIVIDADE
Os recursos disponíveis nos desktops são bem limitadores para os sites. Já no mobile, os usuários contam com diversas ferramentas interativas como o GPS, que auxilia os navegadores na experiência do usuário que só terá ofertas e informações próximas a ele. Você pode utilizar as ferramentas extras que o mobile oferece para atingir seu público-alvo, utilize a tecnologia disponível a seu favor.