Se você não conhece o link building, saiba que esta técnica está em todas as reuniões de planejamentos do SEO. Neste post vamos apresentar algumas estratégias e como você pode proporcionar ao seu site resultados excelentes.
O que é link building?
Resumindo a “ópera”, são ações que visam conquistar links que apontam para o domínio de seu website, tanto para a página inicial como também para as páginas dos seus produtos e serviços. Inclusive, alguns anos atrás, esta era praticamente a única técnica que realmente rankeava os sites nos buscadores. Hoje existem diversos outros fatores de grande importância, mais de 200 para ser mais exato, porém o Link Building ainda é considerado uma das principais estratégias.
Podemos comparar o Link Building com o famoso marketing “boca a boca”, pois quanto mais indicações e elogios você tiver de outra pessoa, mais credibilidade os seus serviços vão conquistar.
Links internos
Os links internos são ligações dentro do seu próprio site para outras páginas internas, que além de facilitarem a navegação dos usuários, oferecem melhor navegabilidade. Porém, como estamos falando de estratégias para posicionar o seu site nas pesquisas, é importante lembrar que esses links transmitem mais relevância para os buscadores, pois mostram o quanto elas são relevantes para quem está navegando.
Links Externos
Com uma importância maior para os buscadores, os links externos funcionam como uma indicação, ou seja, quanto mais indicado for seu site/produto, mais os robôs de busca entenderão que a sua credibilidade é um ponto forte, e consequentemente, seu site terá cada vez mais relevância para os buscadores. Mas “calma lá”, evite promessas mirabolantes que oferecem milhares de links em pouco tempo, essas estratégias já são ultrapassadas e oferecem um grande risco para o posicionamento de seu site. Entenda um pouco mais sobre essas estratégias não indicadas através de nosso post “Black Hat e White Hat”.
Objetivo do link building
Lembre-se sempre, “o foco são os usuários”, se o Google entender que seu site é relevante e confiável, já é meio caminho andado para o sucesso. Não busque links em páginas que não são relevantes para o segmento, busque qualidade em suas menções e não quantidade. Quanto mais credibilidade tiver o site que indica você, melhor será para seu website. Por isso, quanto melhor a estratégia e técnica para desenvolver um conteúdo relevante para o seu público-alvo, melhor será o seu rankeamento.