A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já está em vigor e várias são as exigências sobre o manejo dos dados dos clientes. Embora as sanções estejam previstas para serem aplicadas só a partir de agosto de 2021, a adequação não pode esperar. Muitos são os procedimentos a serem adotados e, por isso, o quanto antes eles se tornarem uma prática dentro do seu e-commerce, maiores são as chances de sucesso nessa jornada. Para te ajudar a trilhar esse caminho, a Go Biz separou alguns dos tópicos da lei para você ficar atento e entender qual tipo de adequação ainda precisa fazer.
A premissa da lei é garantir a segurança do consumidor. Isso porque, uma série de dados foram, por muito tempo, utilizados de forma inadequada e sem qualquer consentimento do proprietário das informações. Assim, a LGPD vem com a obrigatoriedade do consentimento do uso dos dados. Ou seja, toda e qualquer manipulação de informações precisa ser autorizada, explicada a sua finalidade e ainda possibilitada a sua exclusão, caso solicitado pelo cliente ao término da relação entre as partes.
Muitos e-commerces têm o hábito de explorar os dados de seus clientes para fazer ofertas mais atrativas. Usar de sua localização, idade, preferências, entre outros comportamentos de consumo é uma prática amplamente utilizada no marketing, mas que a partir da LGPD precisa ser informada e autorizada pelo cliente. Isso significa que qualquer mudança no tratamento de dados deve ser comunicada. Se inicialmente você informou que o nome e e-mail seriam utilizados para o envio do status do pedido, por exemplo, caso esses dados passem a fazer parte de uma estratégia, o cliente precisa não só saber, como autorizar.
Os cookies podem ser grandes aliados do marketing, mas também precisam se adequar à lei. Com eles é possível fazer o rastreamento de todos os sites que o usuário visitou, permitindo que a empresa realize estudos de comportamento e, inclusive, passe a terceiros. Agora, esse tipo de procedimento precisará ter a prévia autorização do usuário.
Outro ponto a ser destacado é o consentimento correto ao cookie. Apenas um pop-up com um botão de aceite não será suficiente. O usuário deverá ter a opção de recusar ou aceitar e ainda de mudar de ideia posteriormente. Nesse sentido, não só por conta do cookie, como também pelo uso de outros dados, é necessário que as empresas disponibilizem de forma clara sua política de privacidade e comunique o usuário a cada atualização.
As sanções da LGPD são bastante severas. Caso uma empresa seja flagrada negligenciando a lei as penalizações vão desde advertência até a suspensão do exercício da atividade de tratamento dos dados, dependendo da gravidade da infração. Sem os dados, o e-commerce não pode funcionar, portanto, é importante ficar atento. Com relação a multa, uma das grandes preocupações dos empresários, pode variar de 2% do faturamento da empresa até R$ 50 milhões de reais por infração.
Uma das dicas da Go Biz é rever como estão sendo feitas as coletas, o processamento e o armazenamento de dados do seu e-commerce. No momento em que o cliente insere seus dados ele é consultado sobre a finalidade para a qual as informações serão utilizadas? Os dados estão sob sigilo e não há risco de vazamento? A empresa veda qualquer procedimento de compartilhamento ou venda de banco de dados? Se sua resposta for sim para todas essas perguntas, então você está no caminho certo. Lembre-se que o carro chefe da LGPD é o consentimento. Esteja certo de que seu cliente aceitou o uso dados e os manipule com responsabilidade.
Além da autorização, o cliente também pode requerer informações sobre o tratamento de seus dados. Você está preparado para isso? Conseguir oferecer essas informações de forma clara também está previsto na lei e é uma das adequações necessárias.
Problemas de segurança e vazamentos não são tolerados pela LGPD. Contar com profissionais da área de tecnologia, seja como parceiros ou funcionários, é uma boa prática, para rever essas políticas e evitar maiores complicações.
O que acha de aproveitar essa onda de mudanças e avaliar a sua loja online? Oferecer um e-commerce bem estruturado, organizado e fácil de navegar é uma maneira de atrair mais clientes e os tornar plenamente satisfeitos com sua experiência de compra. Entre em contato com a Go Biz e peça um orçamento especializado, nós podemos ajudar.