A cada ano que começa, a atenção dos empresários deve se voltar às novidades do segmento para que as estratégias definidas possam contribuir para o crescimento da empresa. Tudo indica que o ano de 2019 será bastante promissor para as compras online, desde que as adequações necessárias sejam realizadas de acordo com as necessidades dos clientes e dentro das possibilidades das lojas virtuais. Por se tratar de um meio que explora a tecnologia para aperfeiçoar os serviços, os e-commerces devem analisar as tendências e buscar maneiras de se destacar no mercado.
Já há algum tempo, as compras online passaram a se tornar indispensáveis para milhares de consumidores em todo o mundo. O que inicialmente muitos fizeram por curiosidade, atualmente virou uma questão de comodidade e praticidade, em que com apenas alguns toques do próprio celular é possível adquirir produtos e serviços, independentemente da localização geográfica. Essas possibilidades favorecem que as compras aumentem a cada dia e o negócio ganhe uma proporção ainda maior.
A tecnologia dos sites que permitem as compras online tem favorecido sistemas ainda mais inteligentes e estar atento às tendências para o próximo ano é o primeiro passo para fazer com que a loja virtual tenha sucesso. O aprimoramento dos serviços, ao mesmo tempo que gera uma satisfação no consumidor, exige ainda mais dos comerciantes, que se deparam com uma situação em que as expectativas devem ser supridas o tempo todo. Por outro lado, isso é interessante pois estimula que as empresas busquem sempre se superar.
Para a Go Biz, agência de marketing digital, há uma grande variedade de possibilidades dentro do marketing para alavancar as compras online. As medidas devem ser adotadas pelas empresas com o intuito de divulgar os serviços prestados pelo meio em que o público de interesse está presente. Colocar isso em prática, exige a elaboração de estratégias específicas que profissionais especializados são capazes de oferecer. “É preciso utilizar a tecnologia em favor da loja virtual e isso exige planejamento. Confiar a implantação de novos sistemas a especialistas no ramo garante um trabalho de qualidade”, explica a empresa.
Entre as possibilidades para o ano de 2019, está a personalização, os chatbots, as redes sociais, o pagamento automatizado e a realidade aumentada. Isso não significa que esses recursos já não são utilizados, mas que no próximo ano eles estarão presentes com ainda mais força para atrair consumidores e expandir as vendas. Pequenas atitudes podem fazer grande diferença, o importante é buscar sempre melhorar. A personalização, por exemplo, nada mais é do que oferecer experiências de compras online cada vez mais próximas do consumidor, mesmo que a loja esteja a muitos quilômetros de distância. Os chatbots e as redes sociais partem do mesmo princípio. Já o pagamento automatizado objetiva trazer ainda mais comodidade no momento de finalização da compra, que poderá ser feito com menos burocracias. Por fim, a realidade aumentada deve permitir que os clientes consigam analisar cada detalhe do produto, comprando com mais tranquilidade. Todas essas medidas devem ser adotadas a partir de estratégias de marketing, com base na necessidade dos clientes, para que se alcance o resultado esperado.